Cotidiano

Cápsulas para pacientes com Covid-19 chegam a Roraima

Equipamento permite acompanhamento, alimentação e medicação do paciente, sem contato direto

Foram doados cinco respiradores Bipap e cinco cápsulas. As cápsulas foram projetadas por médicos e estão sendo produzidas em Manaus no Instituto Transire e utilizadas no Hospital Samel, unidade que trata de pacientes infectados pelo novo conronavírus e, até o momento, não registrou nenhuma morte.

Concebida para ser uma barreira de proteção, a cápsula é de montagem simples e diminui os riscos de contágio dos profissionais de saúde. Com armação formada por canos de PVC, a cabine é revestida por película de vinil transparente, para oferecer visibilidade ao paciente e, ao mesmo tempo, auxiliar na contenção do contágio. A estrutura oportuniza acompanhamento, alimentação e medicação do paciente, sem contato direto, reduzindo a possibilidade de propagação e ajudando no controle e no combate ao vírus.

Um dos idealizadores da cápsula, o fisioterapeuta intensivista do Hospital Samel, Elton Rico, ressaltou a eficácia do equipamento. “Conseguimos criar um meio para aplicar a ventilação não invasiva precocemente e tem dado muito certo. A contaminação da equipe até hoje é zero. O número de óbitos é zero e, todos os dias, temos alta médica”, disse.

“De forma alguma, estamos afirmando que temos de postergar intubação. O que estamos dizendo é que a terapia não invasiva e o protocolo de atendimento ao paciente com Covid-19 iniciado precocemente podem fazer com que muitos casos não evoluam para as formas mais graves da doença. Isso talvez possa evitar o colapso nos hospitais brasileiros”, complementou.

De acordo com o médico, as cápsulas estão sendo utilizadas há cerca de um mês no Hospital Samel. “Há pacientes graves que precisarão ocupar os leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], mas nem todos os pacientes evoluirão para formas graves, se forem atendidos precocemente. Aqueles que estão sendo beneficiados estão obtendo alta sem necessitar de intubação traqueal e nem de ocupar um leito de UTI”, reforçou Elton Rico.

O diretor-presidente do Samel, Alberto Nicolau, classificou de revolucionário o tratamento com utilização das cápsulas. “Estamos cedendo ao Governo de Roraima cinco cápsulas que estão revolucionando o tratamento da Covid-19 e cinco respiradores Bipap. O tratamento com esse equipamento é seguro para o paciente e para os profissionais. O que trouxemos para vocês não é uma simples cápsula, é tratamento revolucionário, simples e barato. Vamos inclusive replicar e dar o treinamento. Retornaremos a Roraima para comemorar bons resultados como o que estamos tendo na cidade onde há maior complicação da Covid-19 na região”, afirmou.

Com parcerias importantes com o Instituto Transire, o diretor-presidente do IACTI, Aluizio Nascimento, enfatizou a cooperação entre as instituições e a doação dos equipamentos. “Estamos desenvolvendo várias outras parcerias, pois o Transire trabalha com inovação e dispõe de tecnologia. Hoje recebemos respiradores e cápsulas projetadas em colaboração pelo Samel e pelo Transire, num segundo momento, também pelo IACTI. Nessa primeira etapa, recebemos cinco equipamentos. Este número deve aumentar, porque temos de trabalhar de acordo com a nossa necessidade. As cápsulas serão utilizadas pelas equipes do HGR, que é referência no tratamento da Covid-19 no Estado”, disse.

Também participante das tratativas para doação dos equipamentos, o senador Chico Rodrigues destacou a importância da aquisição. “Numa crise dessas que estamos acompanhando no Amazonas, eles se deslocam para cá, trazem os equipamentos, exatamente para dizer a Roraima que há uma mão estendida, para nos atender e orientar nossos profissionais”, frisou.

Especializado em tecnologia e biotecnologia, o Instituto Transire, além de oferecer conhecimento, doou também o frete para o transporte dos equipamentos para Roraima. O grupo de médicos do Samel realizou treinamento das equipes de Roraima para utilização da equipagem.