Cotidiano

Caracaraí recebe oficina sobre Lei de incentivo à Cultura

Objetivo é capacitar artistas, produtores e empreendedores culturais, interessados em inscrever projetos que possam ser contemplados pela Lei

A partir das 9h desta terça-feira, 12, o município de Caracaraí recebe a equipe da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) com a oficina “Entendendo a Lei de Incentivo à Cultura”. A capacitação é gratuita e será realizada no auditório da Orla da cidade.

O encontro visa capacitar artistas, produtores e empreendedores culturais, residentes no município, interessados em inscrever projetos que possam ser contemplados com apoio financeiro provindo de incentivo fiscal, por meio da lei, que reserva 3% da receita orçamentária recolhida pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para incentivar a produção artística com o financiamento de projetos patrocinados por empresas privadas.

A intenção da Secult é levar ao conhecimento de todos os representantes culturais de Caracaraí, como funciona a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apresentar o Sistema de Apresentação de Projetos à Lei de Incentivo à Cultura (Saplic), ferramenta que dará suporte na construção e elaboração de projetos culturais, além de formalizar o processo de inscrição dos projetos na secretaria.

INCENTIVO

A Lei é uma política pública do Governo do Estado, voltada às produções culturais de Roraima. Todos os anos, o Governo reserva 3% da receita orçamentária recolhida pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), para incentivar a produção artística com o financiamento de projetos patrocinados por empresas privadas.

Para que o artista tenha acesso aos benefícios da lei, é necessário apresentar um projeto cultural para ser apreciado pelo Grupo Técnico de Avaliação de Projetos (Gtap). Após a emissão do parecer técnico, certificando a aprovação, o artista deve buscar empresas privadas que tenham interesse em patrocinar a cultura local e receber isenção fiscal de até 80% do investimento aplicado.

INSCRIÇÕES

Na última terça-feira, dia 5, a Secult (Secretaria Estadual de Cultura), iniciou o período de inscrições de projetos culturais. A proposta é selecionar projetos elaborados por artistas, produtores e empreendedores culturais, interessadas em receber apoio financeiro proveniente de incentivo fiscal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Pessoas físicas ou jurídicas estabelecidas no estado de Roraima poderão inscrever até dois projetos. O edital 001/2015 com todas as informações referente as inscrições está disponível no Diário Oficial do Estado do dia 24 de abril, e também no site da Secult no endereço www.secult.rr.gov.br

Para efetuar a inscrição, os interessados deverão acessar o Saplic, disponível no site da Secult, imprimir e preencher formulários anexos no sistema, e entregar em um envelope ao Gtap, localizado no Palácio da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, até o dia 5 de junho.

Fonte: Secom