Cotidiano

Caravana de Saúde promove atendimentos no Interior do Estado

Na próxima sexta-feira, 2, os atendimentos serão no município de Uiramutã, quando será concluída a primeira etapa da ação no Interior

O projeto Caravana Saúde do Povo encerrou na sexta-feira, 25, a sua passagem pelo município de São Luiz do Anauá, região Sul do Estado, cerca de 320 quilômetros da Capital.

Conforme o Governo, os moradores do município tiveram a oportunidade de fazer consultas e exames médicos especializados no Hospital Francisco Ricardo de Macedo (HFRM). Até agora já foram ofertados mais de 13 mil atendimentos com a ação.

Para a governadora Suely Campos, que tem acompanhado os trabalhos em todos os municípios, a caravana é uma ação prioritária de governo.

“A demanda é grande, as dificuldades são inúmeras, e a população, principalmente do Interior, precisa dessa assistência na área de saúde. Por isso montamos esse calendário de trabalho para atender a todas as localidades do Estado”, esclareceu.

CARAVANA

A caravana é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), e tem levado aos municípios do Interior, desde julho, atendimentos especializados de ginecologia, urologia, cardiologia, dermatologia, ortopedia e neurologia.

Também são disponibilizados exames como ultrassom, eletrocardiograma, PSA, e serviços de enfermagem, como aferição de pressão arterial, orientações clínicas, medição e imunização. Em cada município é oferecida uma média de 60 atendimentos para cada especialidade.

MELHORIAS

Durante a caravana, a gestão da Sesau tem aproveitado para providenciar melhorias estruturais nas unidades. Nos municípios de Caroebe e São Luiz, por exemplo, foram feitas mudanças no serviço de radiologia.

Segundo o secretário-adjunto de Saúde, César Penna, por determinação da governadora, foi feito um levantamento de todas as necessidades das unidades de saúde, da Capital e do Interior. “Com isso foi possível saber exatamente o que cada unidade necessita e a partir daí montamos um plano de ação para buscar mudanças e apresentar resultados a curto, médio e longo prazo”, completou.

Em Caroebe, por exemplo, a sala de raio-x não funcionava porque o aparelho estava encaixotado há mais de três anos. Bastaram algumas readequações para a implantação do serviço. Já em São Luiz, o serviço era prestado de forma precária, pois, o aparelho era antigo, enquanto havia um equipamento novo guardado. Foi preciso fazer a readequação da estrutura física e a substituição do aparelho antigo pelo novo, mais potente.

ENCERRAMENTO

Na próxima sexta-feira, dia 2, a Caravana Saúde do Povo vai chegar ao município de Uiramutã, quando será concluída a primeira etapa da ação nos municípios do Interior.

Depois da visita em todos os municípios as equipes retornarão para dar continuidade ao projeto. “Será o começo da segunda etapa, quando os médicos irão voltar a todos os municípios. A nossa intenção é manter a regularidade dos serviços e com isso garantir assistência especializada a todos os moradores do Interior do Estado”, concluiu a governadora.

Com informações da Secom