Cotidiano

Carnaval de rua começa nesta sexta-feira

A noite de hoje terá a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, além da entrega da chave da cidade ao Rei Momo

A avenida Ene Garcez está pronta para receber os foliões boa-vistenses nessa sexta-feira, 13, quando se iniciam as atividades carnavalescas populares deste ano de 2015. A abertura da festa está marcada para as 19h, com a apresentação da Bateria Show Nota 10. Às 19h30, haverá a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval e entrega da chave da cidade ao Rei Momo.
Como parte da programação, todos poderão cair no samba ao som do Show Roraimeira de Carnaval, que se apresenta no palco do Velia Coutinho, no complexo Ayrton Senna, a partir das 21h30. Em seguida, às 22h40, a banda Arikê assume o ritmo da folia. Para os saudosistas, este ano estará montado, na Praças das Águas, também no Ayrton Senna, o Museu do Carnaval de Boa Vista, aberto ao público das 16h às 23h.
A exemplo do ano passado, além da possibilidade de brincar livremente na avenida, os que ali comparecerem poderão também assistir aos desfiles de blocos carnavalescos. Serão 16 blocos que desfilarão nas noites dos quatro dias de Carnaval a partir de sábado. O corredor da folia terá 780 metros de extensão e vai da concentração dos blocos, em frente à escola Monteiro Lobato, até o Velia Coutinho.
Visando a comodidade dos espectadores, a Prefeitura de Boa Vista montou, no local, duas arquibancadas com capacidade para receber duas mil pessoas, além de camarotes, tendas, camarins e banheiros químicos, inclusive para pessoas com deficiência.
“No ano passado, percebemos que o Carnaval é uma festa de família. Muitos levam suas crianças para a avenida. E como temos uma programação de aproximadamente cinco horas por noite, tivemos a preocupação de deixar as pessoas mais confortáveis”, destacou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.
SEGURANÇA – Em termos de segurança, este Carnaval tem tudo para ser tranquilo. No local, estão montados espaços para a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, além de uma delegacia-geral exclusiva para o registro de ocorrências.
O comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel PM Amaro Júnior, assegura que será disponibilizado, por noite, um efetivo de 150 policiais militares para atuar na segurança das pessoas na avenida Ene Garcez. Júnior garantiu também a continuidade do policiamento de rotina na Capital por meio das viaturas do programa Ronda no Bairro.
O corredor da folia contará com telão de led e circuito de monitoramento com câmeras para auxiliar na segurança do folião. A estrutura organizada pela prefeitura será o maior circuito de monitoramento já montado ao longo de todo o percurso da folia, desde a Escola Estadual Monteiro Lobato até o palco montado no Velia Coutinho.
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO – Os foliões que forem à avenida Ene Garcez durante o Carnaval 2015 poderão contar com 30 tendas fixas, onde encontrarão as mais diversas guloseimas e bebidas. A Praça de Alimentação está instalada na avenida Major Williams, entre as duas faixas da avenida Ene Garcez. Além dos fixos, haverá também, ao longo da avenida, mais 10 vendedores ambulantes.
“A comercialização de alimentos e bebidas durante o Carnaval de Boa Vista contribui para a geração de empregos diretos e indiretos e de renda para muitas pessoas”, disse o superintende de Cultura da Fetec, Hudson Romério.
“Essa é uma oportunidade que a gente tem para melhorar a renda familiar. Esperamos que neste ano ocorra um aumento nas vendas dos produtos na avenida, como o cachorro-quente, crepes e churros”, comentou a vendedora Gerlane Xavier da Silva, uma das contempladas com uma tenda fixa.
AÇÕES DE SAÚDE – Os foliões terão todo apoio na área de saúde. Ali foi instalado um posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com equipes de prontidão para qualquer emergência. Haverá também distribuição gratuita de preservativos ao longo da avenida Ene Garcez.
A Secretaria Municipal de Saúde manterá uma equipe técnica capacitada para esclarecer dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis e outras, a fim de garantir que todos os foliões desfrutem das alegrias do carnaval de forma segura.