Um denúncia feita no município de Rio Preto da Eva, no Amazonas, relatou que o lixo hospitalar de Pacaraima, em Roraima, estaria sendo encaminhado para o aterro do munícipio amazonense. A carreta foi vista por cidadãos e apreendida na última sexta-feira (29/12).
De acordo com informações do portal CM7, a Secretaria de Infraestrutura e Limpeza Pública de Rio Preto da Eva informou à Polícia Militar que um descarte inadequado de lixo hospitalar de outro estado estava sendo feito no aterro sanitário local. Após a denúncia, os policiais confirmaram que uma carreta, registrada em Pacaraima e de empresa privada, estava descarregando uma grande quantidade de lixo, incluindo resíduos hospitalares de origem desconhecida.
Na ocasião, o motorista disse aos policiais que possuía autorização para realizar o descarte. O caso segue em análise e o veículo foi apreendido na Polícia Civil do Amazonas.
Prefeitura de Pacaraima
Em documentos, a qual a FolhaBV teve acesso, o termo de cooperação técnica 057/2023, entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Preto da Eva (SEMMA-RPE) e a Prefeitura de Pacaraima, celebra que os resíduos sólidos, coletados por uma empresa de produtos médicos em Manaus e com filial em Boa Vista, “serão descartados no destino final pela empresa credenciada para coleta pela SEMMA-RPE”. O documento teria sido assinado em 05 de dezembro de 2023.
No entanto, de acordo com manifestações do secretário municipal de meio ambiente de Rio Preto da Eva, Martinelli Gonçalves, o termo de cooperação é falso, uma vez que nega ter assinado o documento. Ainda segundo ele, a ação foi uma forma de corrupção que revela um esquema de contratações irregulares na secretaria.
Quanto à Prefeitura de Pacaraima, a reportagem da FolhaBV procurou o prefeito Juliano Torquato via WhatsApp, ligação, assessoria e e-mail ao gabinete para solicitar manifestação da irregularidade ambiental e confirmações sobre a assinatura do documento. Entretanto, até a publicação da matéria não houve resposta e o espaço segue aberto.