A partir da próxima segunda-feira, 13, estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de emitir a sua primeira Carteira de Identidade em suas escolas.
A ação vai ter início no Colégio Estadual Militarizado Elza Breves, no bairro Laura Moreira e, a expectativa é de atender a 500 alunos.
A parceria envolve diretamente o Instituto de Identificação Odílio Cruz da Polícia Civil e o Departamento de Apoio ao Educando, da Secretaria de Educação. Além da escola Elza Breves, a ação vai alcançar mais sete escolas da capital, até o dia 17 de dezembro.
O delegado Geral da Polícia Civil, Herbert de Amorim Cardoso, enfatizou a importância desta ação realizada pelo IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), beneficiando centenas de alunos que nunca tiveram o documento de identidade.
“O Governo de Roraima está promovendo uma excelente ação de cidadania. Recentemente o governador Antonio Denarium se reuniu conosco e determinou que realizássemos esta ação, numa parceria com a Secretaria de Educação, para atender os jovens que necessitam deste importante documento. Muitos vão prestar vestibular ou participar do ENEN e não têm o documento. E com esse trabalho estaremos indo até a escola levar o suporte para que eles sejam atendidos”, destacou Cardoso.
O diretor interino do Instituto de Identificação, Hênio Stânio Lima Andrade, observou que o RG (Registro Geral) ou Carteira de Identidade, como o documento é mais conhecido, é essencial para o cotidiano de qualquer cidadão.
“Recebemos a determinação de elaborar um planejamento para atender esse público, levando mais cidadania nas escolas estaduais, para permitir o acesso a esse documento. Durante o período em que os alunos estão fora da sala de aula em função da pandemia, a Secretaria de Educação identificou que havia muitos alunos sem o RG e por isso montamos esta ação para atender a esse público”, destacou.
Segundo a secretária de Educação, Leila Perussolo, a parceria entre as duas Instituições é uma ação do Governo de Roraima, levando para mais perto da população as políticas públicas efetivas.
“Dentre elas o direito da carteira de identidade, podendo ter ela atualizada, trocar ou tirar a sua segunda via. Isso faz com que a sociedade esteja acompanhando as políticas públicas e tenha seus direitos garantidos. E, principalmente, que a gente possa estar junto com nossos alunos levando esse ato de cidadania”, disse.
A chefe da Divisão de Saúde do DAE, Lindreia Coutinho de Lima, ressalta que a emissão da Carteira de Identidade será realizada com data e horário pré-agendados.
“Estamos aqui para convidar os alunos a exercerem um dos direitos mais importantes para o cidadão brasileiro: a sua identidade de forma simples e rápida. Vamos atender 500 alunos somente na Escola Elza Breves, que será o primeiro colégio”, disse.
CALENDÁRIO DE ATENDIMENTO – De 13 a 16 de setembro o atendimento ocorrerá na Escola Elza Breves e a entrega do documento será dia 17.
Do dia 20 ao dia 23 será na Escola Hitler de Lucena, com a entrega do documento prevista para o dia 24.
Na Escola América Sarmento o atendimento será de 27 a 30 de setembro e a entrega do documento no dia 1º de outubro.
Do dia 18 a 21 de outubro, a ação vai acontecer na Escola Estadual Severino Cavalcante e a entrega do documento será no dia 22.
De 08 a 11 de novembro a ação vai atender os alunos da Escola Estadual Coema e o documento será entregue no dia 12.
De 22 a 26 de novembro o Instituto de Identificação fará o atendimento aos alunos da Escola Jesus Nazareno e a entrega do documento será no dia 26.
O atendimento será realizado na Escola Estadual Buritis no período de 6 a 9 de dezembro e a entrega do documento vai acontecer no dia 10.
A ação vai finalizar na Escola Estadual Pedro Elias, de 13 a 16 de dezembro, com a entrega do documento no dia 17.