Cotidiano

Carteiros entregam santinhos em BV no lugar de correspondências

A informação dos Correios é que a distribuição tem prioridade durante 60 dias antes das eleições, devendo ser entregues antes de faturas de cartão de crédito e contas de telefone

Os carteiros das Centrais de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios iniciaram na manhã desta quarta-feira, dia 24, a distribuição de 200 mil santinhos dos candidatos a deputado federal Elton Rohnelt e Mário Rocha (PPS), nas residências da Capital. Conforme funcionários dos Correios, cerca de 80 mil correspondências estão paradas nas agências, pois os carteiros aderiram ao movimento nacional de greve por reajuste salarial.
Apesar da paralisação, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), com sede em Brasília (DF), conforme informações repassadas por funcionários da empresa, teria enviado um memorando, ordenando que o material de campanha fosse entregue, pois conforme o artigo 239 do Código Eleitoral, o material tem prioridade postal durante os 60 dias anteriores à realização das eleições.
Segundo um funcionário dos Correios em Boa Vista, que pediu para não ser identificado, os santinhos dos candidatos chegaram ao Centro de Entrega de Encomendas, na praça do Centro Cívico, na manhã de ontem. “A direção convocou os carteiros e informou que apesar da greve o material deveria ser entregue, pois era uma determinação da ECT”, disse.
O funcionário relatou que após a reunião, o material de campanha começou a ser distribuído. “Os carteiros estão saindo das CDDs somente com os santinhos. Como a greve ainda não acabou, as correspondências continuam a acumular. Já faz três dias que elas não são entregues”, comentou.
OUTRO LADO – A assessoria de Comunicação dos Correios em Boa Vista informou que as correspondências estão sendo entregues normalmente nas residências da Capital. Informou ainda que a maioria dos carteiros que aderiram ao movimento grevista retomaram as atividades no decorrer da semana, sendo que apenas cinco funcionários ainda permanecem paralisados por questões sindicais.
Em relação ao material de campanha, a Assessoria informou que a distribuição é legal e garantida pelo artigo 239 do Código Eleitoral, que também determina a prioridade postal durante os 60 dias anteriores à realização das eleições, ou seja, devem ser entregues antes das correspondências como faturas de cartão de crédito e contas de telefone.