Cotidiano

Cartilha orienta população sobre violência contra pessoa idosa

Material do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos esclarece dúvidas sobre os tipos de violência praticada contra idosos

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa celebrado nesta segunda-feira, 15, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou a cartilha “Violência contra a pessoa idosa: vamos falar sobre isso?”. O material, de iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), esclarece dúvidas sobre os tipos de violência praticada contra pessoas idosas. 

Segundo a SNDPI, a cartilha quer conscientizar a sociedade sobre o problema,  as diferenças entre os tipo de violência contra a terceira idade (física, sexual, patrimonial); os atos contra a pessoa idosa durante o confinamento social; instruir sobre as medidas que podem ser adotadas para prevenção; além de trazer também uma lista de delegacias especializadas em todo o país.

“Almejamos que o conteúdo dessa cartilha alerte e conscientize a sociedade brasileira sobre o grave problema da violência praticada contra os nossos idosos no Brasil, para que, juntos, possamos promover e defender os direitos desse segmento populacional”, destacou o titular da SNDPI, Antônio Costa.

DADOS NACIONAIS – Conforme a cartilha, as denúncias de violações contra pessoas idosas representam 30% do total de denúncias recebidas pelo Disque 100 em 2019. Ao longo deste mesmo ano, foram contabilizados 48,5 mil registros referentes à denúncias de violações de direitos das pessoas idosas. Esses números colocam os idosos na segunda colocação entre os grupos mais vulneráveis, atrás apenas de crianças e adolescentes, com 86,8 mil denúncias (55% do total).

RORAIMA –  A informação é que dos 48,5 mil denúncias registradas, 64 foram formalizadas de Roraima. Ou seja, o Estado foi a unidade federativa com o menor número de denúncias registradas no Disque 100 em 2019.

A recomendação da Polícia Civil de Roraima é que a população denuncie ao perceber sinais de violência por meio do Disque 100 (Disque Direitos Humanos). “O canal de denúncias é gratuito, sigiloso e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados”, ressaltou a pasta.

Dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa

O dia 15 de junho é o data em que se celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas com o uso da cor violeta em todo o mundo. O principal objetivo é criar uma consciência mundial da existência da violência contra a pessoa idosa para o seu enfrentamento.