Cotidiano

Cartórios montam tendas no estacionamento para atender clientes

Os cartórios funcionam de 8h às 12h para atendimento a algumas demandas específicas

Os cartórios do Estado têm passado por modificações na forma de atender ao público, por conta da situação de pandemia do Coronavírus (Convid-19) que o mundo está passando e montaram uma estrutura externa para atender às pessoas que necessitam de serviços urgentes e não podem realizar pela internet,

Também foram criadas equipes atuando em regime de plantão, como sugerem as recomendações do judiciário, e disponibilizando álcool em gel, máscaras e luvas, quando necessário. O atendimento é de 8h até 12h.

Segundo os cartórios, os procedimento de atendimento direto é realizado obedecendo à marcação de lugares com, pelo menos, dois metros de distância entre cada pessoa, organizadas em tendas na área de estacionamento das unidades cartorárias.

O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, destaca que a orientação em todo o judiciário é buscar formas de seguir atendendo à população, mas da maneira mais segura possível, para servidores e público; e isso vale, inclusive, para os serviços extrajudiciais.

“O Poder Judiciário também atua junto ao sistema cartorário; e por isso é necessário ter um olhar para o sistema de trabalho na área extrajudicial também, buscando preservar a saúde de todos. A Corregedoria está à frente desse trabalho de orientação e controle para que os trabalhos não parem, mas de uma maneira que todos permaneçam seguros”, explicou.

O corregedor-geral de Justiça do Poder Judiciário de Roraima, desembargador Almiro Padilha, explica que a intenção é não só orientar, mas incentivar que todos adotem as medidas emergenciais de segurança em saúde, visando garantir, principalmente, a saúde daqueles que precisam trabalhar neste período e da população.

“Por meio das recomendações e orientações, baseadas no CNJ, incentivamos os cartórios neste período delicado a tomarem medidas de proteção à população e também a todos os funcionários que atuam na linha de frente destes estabelecimentos”, explicou.

O trabalho diferenciado, conforme o Provimento 07/2020, publicado no DJE (Diário da Justiça Eletrônico), que estabelece as medidas de segurança emergencial de saúde pública, deve permanecer até o dia 30 de abril.

Para consultar os números e demais canais de atendimentos disponibilizados pelos cartórios e tabelionatos da Capital e do Interior, o Portal do TJRR disponibiliza a página:http://www.tjrr.jus.br/index.php/institucional/enderecos-elefones#extrajudicial.