A Unicarvão (Cooperativa dos Carvoeiros de Roraima) ganhou nesta terça-feira (4), do Governo de Roraima, 20 kits de incineradores de fumaça que prometem reduzir em até 95% a emissão de gases poluentes na atmosfera.
A informação do percentual é do secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Emerson Baú. “A partir de agora, eles vão produzir de forma digna, responsável e sustentável”, disse.
Para o Governo, a doação promete resolver o conflito entre carvoeiros, empresários e moradores da região, em torno da fumaça gerada pelas carvoarias.
A presidente da Fier (Federação das Indústrias de Roraima), Isabel Itikawa, inclusive, disse que a regularização dos trabalhadores da cooperativa pode abrir espaço para se filiar à instituição.
Na solenidade, o governador Antonio Denarium (Progressistas) autorizou a cedência de quatro lotes do Distrito Industrial para a Unicarvão. A área de 20 mil metros quadrados equivalente a dois campos de futebol, promete acomodar e ordenar a indústria artesanal de carvão da cooperativa, que reúne mais de 180 famílias associadas.
Além disso, Denarium oficializou a entrega de 170 mil tijolos para a construção de pisos e fechamento dos fornos.
Segundo a presidente da Unicarvão, Denize Vital da Silva, a cooperativa planeja fazer um mutirão para construir, na área cedida, 25 fornos que prometem gerar até 2.500 empregos diretos. Para ela, a cedência vai dar segurança jurídica para os trabalhadores da associação.
“A gente trabalhava numa situação precária, com um serviço todo grosseiramente manual, o que acabava sendo uma atividade desconfortável, pois não tínhamos banheiro, agua potável e ainda lidar com a fumaça gerada pela atividade, que era mais prejudicial”, explicou.
Também participaram do evento secretários e deputados estaduais, além de empresários e associados à Unicarvão.