Cotidiano

Casa da Gestante será inaugurada no final de novembro

A obra que levou dois anos para ser concluída vai atender as mães que estão de alta e aguardam a saída dos filhos da UTI e àquelas que ainda não entraram em trabalho de parto

A governadora Suely Campos (PP) informou hoje (19) à reportagem da Folha que a inauguração da Casa da Gestante vai acontecer no final do mês de novembro. “Acabamos de aprontar a Casa da Gestante que vai atender àquelas mulheres que possuem algum problema de saúde durante a gravidez como a diabetes, pressão alta e precisam de um cuidado especial antes do parto”, comentou a governadora.

A Casa da Gestante é um anexo por trás do Banco de Leite da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth e pretende atender três demandas da maternidade: as mães que estão de alta e aguardando alta dos filhos Unidade de Tratamento Intensivo (UTI); grávidas que ainda não entraram em trabalho de parto; e mães que ainda não estão seguras quanto aos cuidados com o bebê.  

O início da obra foi em setembro de 2013 e a previsão inicial de entrega era três meses depois, dezembro de 2013. No ano passado, o Departamento de Engenharia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o atraso aconteceu devido a pendências na documentação da empresa responsável pelos trabalhos.

A obra da Casa da Gestante é resultado de um convênio entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Governo do Estado de Roraima, e foi orçada em R$ 491.755,82, sendo que R$ 156.179,68 é da contrapartida do Governo do Estado.

A Casa da Gestante é um componente da Rede Cegonha e prevê cinco quartos com leitos, para atender aproximadamente 20 pacientes, principalmente as mulheres que vêm do interior do Estado e que ficam muito tempo internadas na unidade. Servirá como Casa de Apoio à Gestante, Bebê e Puérpera.

A inauguração da Casa da Gestante visa desafogar a maternidade, sobrando mais leitos para as mães em processo de parto. Além de não ter sido concluída dentro do prazo, a obra ficou um tempo parado, mas foi reiniciada na segunda quinzena de janeiro de 2015. A empresa responsável pela construção é a Efran e na época pediu mais três mês para concluir os trabalhos, o que não aconteceu e só será inaugurada  agora em novembro.