GOVERNO FEDERAL

Casa de Governo para ações à Terra Yanomami será inaugurada nesta semana

Cerca de 10 ministros devem participar da inauguração do espaço em Boa Vista

Um ano após o decreto de emergência, povo Yanomami continua em estado crítico de saúde e a persistência do garimpo em seu território (Foto: Divulgação/Cimi)
Um ano após o decreto de emergência, povo Yanomami continua em estado crítico de saúde e a persistência do garimpo em seu território (Foto: Divulgação/Cimi)

O espaço de coordenação das ações à Terra Indígena Yanomami será inaugurado na quinta-feira (29), às 9h, em Boa Vista, pelo governo federal. A Casa de Governo realizará um serviço interministerial para gerenciar ações de órgãos como Polícia Federal, Abin, Funai e Ibama.

Devem participar da inauguração os ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça), José Múcio (Defesa), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Nísia Trindade (Saúde), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Esther Dweck (Gestão), Marina Silva (Meio Ambiente), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Jorge Messias (AGU). A comitiva está prevista para chegar em Boa Vista na quarta-feira (28) e anunciar as ações no dia seguinte.

+ Governo admite ter falhado em solucionar crise do território Yanomami

+ Três bases de proteção deverão ser construídas na Terra Yanomami

Após um ano de ajuda humanitária à população indígena Yanomami e ações de combate ao garimpo ilegal, o governo federal anunciou em janeiro novas medidas além da Casa de Governo, entre elas investimento federal de R$ 1,2 bilhão em crédito extraordinário para a região e um hospital indígena.