O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) inicia a entrega de mais 67 casas e 157 títulos definitivos para agricultores familiares de oito assentamentos federais localizados nos municípios de Cantá, Mucajaí e Caracaraí, em Roraima, a partir desta quarta-feira, 14.
Além de também serem entregues 58 Contratos de Concessão de Uso (CCU), que são títulos provisórios das propriedades, as chaves das moradias construídas com o Crédito Instalação na Modalidade Habitacional, no valor de R$ 35 mil, vão beneficiar 15 famílias do assentamento Caxias, 7 do Seringueira, 11 do Caferana, 20 do Pau Rainha e 14 no Cupiúba.
As casas são em alvenaria, com dois quartos, sala e cozinha americana, banheiro interno, instalação elétrica, hidráulica e sanitária para atender os assentados que não dispõem de moradia no lote ou que vivem em habitações precárias. Do valor financiado, os beneficiários vão pagar apenas 4%, o que equivale a R$ 1.360,00, em parcela única, no prazo de três anos.
Já os títulos definitivos vão atender 80 famílias do assentamento Samaúma, 12 no Vila Nova, ambos em Mucajaí, além de 13 famílias do União, 26 do Caxias e 26 do Seringueira, todos situados no município de Cantá.
De acordo com o superintendente do Incra em Roraima, Antônio Adesson Gomes dos Santos, as equipes de servidores do Incra se encontram nos assentamentos, visitando as famílias a serem beneficiadas para recolher a assinatura nos documentos.
Com o título definitivo em mãos, os assentados poderão acessar crédito utilizando o título como garantia, e ampliar a produção nos seus lotes.
Confira a agenda de entregas:
Dia 14 de setembro
1 – Assentamento Caxias
Hora: 9h
Local: Vila Santa Luzia
2 – Assentamento Caxias
Hora: 11h
Local: Vila da Vicinal 11
3 – Assentamentos Seringueira, Caferana e Pau Rainha
Hora: 14h30
Local: Escola Barbosa Alencar, localizada na vila São José
Dia 15 de setembro
1 – Assentamento Cupiúba
Hora: 9h
Local: Sede da Associação da Vicinal 29
Dia 16 de setembro
1 – Assentamentos Samaúma e Vila Nova
Hora: 9h
Local: Escola Estadual da Vila Samaúma