Cotidiano

Católicos vivenciam últimos dias de Jesus

Para refletir sobre a Paixão e Morte de Cristo, várias celebrações foram programadas pelas comunidades de sexta a domingo

Nos últimos dias da Semana Santa, período em que é lembrado pelos cristãos como a morte e ressurreição de Jesus Cristo, as comunidades da Igreja Católica celebram a tradição religiosa, cuja programação começou no Domingo de Ramos, no dia 28 de março, e termina com a comemoração da Ressurreição do Senhor, no dia 05 de abril, Domingo de Páscoa.
Para o pároco da Igreja Catedral Cristo Redentor, padre Revislande Araújo, o momento proporciona aos cristãos a possibilidade de acompanhar Jesus nos seus últimos dias de vida. “Nesses últimos três dias, teremos o Tríduo Pascal, que marca a Ceia do Senhor. Hoje não celebramos missa, porque acompanhamos Jesus no caminho do Calvário. Nossa comunidade vai fazer a leitura da Paixão e Morte de Cristo. No Sábado de Aleluia, teremos a vigília pascal, com a missa do círio pascal, e no domingo simbolizamos Jesus ressuscitado, a benção do fogo e da água, como parte da preparação para o fim da quaresma”, disse.
Como parte da tradição, muitos católicos aproveitam a sexta-feira para jejuar, lembrando o sofrimento da morte de Jesus. “O jejum é prescrito pela Igreja. Não pedimos para comerem peixe, falamos apenas de jejuar como forma de lembrar Cristo e seu sofrimento”, observou o padre.
“Na sexta-feira, a partir das 18 horas, faremos a concentração para a Via Sacra, partindo da Catedral para a Igreja Nossa Senhora da Consolata. Acreditamos que o cume de toda essa semana é a morte de Jesus, para podermos celebrar a ressurreição”, complementou .
A Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo também fará parte da programação da Igreja Católica em Boa Vista, na praça Germano Sampaio, no bairro Pintolândia, zona Oeste. “Fazemos a encenação aqui em Boa Vista há mais de dez anos. Mais de cem jovens farão a encenação, mas o público também irá participar, de forma lúdica, dos últimos momentos de Jesus antes de sua morte”, destacou.
Veja a programação da Igreja Católica: – 03/04 Sexta-Feira Santa – Via Sacra: concentração na Catedral às 05h30 e encerramento Igreja Consolata – 03/04 Oração das Sete Palavras na Cruz: Igreja Matriz às 11h e Celebração da Paixão e Morte do Senhor na Catedral às 15h – 04/04 Vigílias Pascal – Sábado de Aleluia:  Benção do fogo e Proclamação da Páscoa; História da Salvação. Leituras de Salmos, Benção da água, batismo, renovação da fé e Eucaristia, na Catedral às 20h – 05/04 Missa da ressurreição do Senhor: Domingo de Páscoa na Igreja Menino Jesus às 07h30, na Catedral às 9h3 e 19h30 e também na Matriz às 11h15 e 18h 

Data também é lembrada pelos evangélicos
A Semana Santa também é lembrada de forma especial por evangélicos protestantes em Roraima. Segundo o pastor da Igreja da Paz, a data tem um significado especial. “Tem muito significado para nós porque celebra e nos traz a lembrança da ressurreição de Cristo, que é a esperança que nos mantém firmes na certeza da fé. Além disso, nos traz a celebração da nova vida, da promessa cumprida da ressurreição ao terceiro dia”, frisou. (L.G.C)