Para comemorar o Dia de São Pedro, a Igreja Católica preparou uma grande programação para os fieis roraimenses, que inclui a realização da já tradicional procissão sob o Rio Branco.
As atividades começam bem cedo, às 06 horas, com realização de missa, na comunidade de São Pedro, no bairro São Pedro, zona leste de Boa Vista.
“Essa missa é voltada justamente para aqueles fieis que não poderão estar presentes na procissão fluvial, que já é uma atividade tradicional realizada pela Igreja Católica no Estado”, explicou o pároco da comunidade, Padre Mário Castro.
Conforme Castro, a realização da missa se tornou uma espécie de ritual de preparação para os fieis que sempre acompanham a procissão. Além da missa matinal, haverá ainda um banquete para todos os presentes.
Logo após isso, às 17 horas, tem início a Procissão Fluvial em homenagem ao padroeiro dos pescadores, saindo do porto Marina Meu Caso, também no mesmo bairro. A previsão é de que atividade tenha a duração de 01 hora.
Depois disso, os fieis retornam para a comunidade para a realização da Santa Missa, com previsão para iniciar as 18h30. Segundo o padre, a expectativa é reunir um público de 05 mil pessoas.
SOBRE O SANTO
Considerado o protetor dos pescadores, São Pedro é homenageado no dia 29 de junho com procissões marítimas em várias cidades do País. Neste mesmo dia, também é celebrado o dia de São Paulo e o dia do pescador. Ele foi o fundador da Igreja de Roma e foi intitulado também o primeiro Bispo.
Matéria completa na Folha Impressa de amanhã. Com informações de Alexandre Dourado.