Cotidiano

Celebração da Quaresma inicia nesta quarta-feira de cinzas

Neste período os cristãos iniciam a V Campanha da Fraternidade Ecumênica, cujo tema proposto é “Fraternidade e diálogo: Compromisso de Amor”

O período da Quaresma inicia nesta quarta-feira de cinzas, 17, com 40 dias de intensa reflexão e revisão profunda da vida. Neste período os cristãos iniciam a V Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), cujo tema proposto é “Fraternidade e diálogo: Compromisso de Amor” e o lema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14a).

A Diocese de Roraima informa que todos podem acompanhar a missa das Cinzas por transmissão ao vivo pelas redes sociais, a partir das 19h. Para acompanhar basta acessar no endereço do Facebook da Diocese.

“Na ocasião, a Diocese deseja que possamos “abrir” os nossos corações a essa temática, inaugurando processos dialogais a partir de nossas escolhas e empenho evangelizador”, explica. “Que a quaresma de 2021 nos ajude no caminho de conversão e que nos coloque no caminho da partilha, da solidariedade, assumindo o diálogo como estilo de vida de quem ama, tal como Cristo nos ama”, completou.

CELEBRAÇÃO – A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus.

“As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos, para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer”, informou a Diocese.

Celebração da Missa de Cinzas acontece a partir das 19h (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Leia mais: 

Igreja Católica terá programação reduzida devido covid-19 – Folha de…