DIA DE FINADOS

Cemitérios informam horários de visitação neste Dia de Finados

Ambulantes também têm se preparado para venda de vasos e coroas de flores

No Brasil, a predominância do catolicismo trouxe tradições como o enterro em cemitério e o velório, além de coroas de flores e mensagens de condolências. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
No Brasil, a predominância do catolicismo trouxe tradições como o enterro em cemitério e o velório, além de coroas de flores e mensagens de condolências. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Os cemitérios de Boa Vista já se preparam para o dia de visitação de familiares nesta quinta-feira (02), Dia de Finados. A expectativa é que quase 60 mil pessoas passem pelos locais, tanto público quanto privado.

Conforme a Prefeitura de Boa Vista, o Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, bairro São Vicente, estará aberto a partir das 05h e fechará os portões às 20h. No Cemitério Campo da Saudade, no Centenário, o horário de visitação inicia às 06h e finaliza às 20h.

 “É um período de homenagens e de relembrar momentos com as pessoas queridas que se foram. Nós cuidamos de toda a estrutura do cemitério para que tudo esteja limpo e organizado. Estabelecemos um prazo e orientamos os familiares para que fizessem limpeza e reformas nos túmulos anteriormente, para que no dia dois tudo ocorra bem”, disse o secretário da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), Thiago Amorim.

Também haverão missas e cultos durante o dia para que os familiares possam participar dos momentos de oração. A Igreja Católica divulgou os horários de missa, que desta vez conta com 11 missas, sendo oito no cemitério municipal e três no Campo da Saudade. O cemitério do Centenário terá ainda três cultos.

As informações sobre localização de túmulos e jazigos no cemitério municipal devem ser solicitadas antes da data da visitação. Segundo a Prefeitura, no Dia de Finados, a administração do cemitério funcionará apenas para emitir autorização de sepultamento.

Ambulantes se preparam para venda de flores

Barracas de venda de flores já se encontram na frente dos cemitérios nos bairros São Vicente e Centenário. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Diferente dos outros anos, até esta quarta-feira (1º), poucos ambulantes se encontram em frente aos cemitérios de Boa Vista para a venda de flores. Apesar disso, alguns, como a vendedora Lina Maria, já se prepararam para o Dia de Finados.

“Estou me preparando há dois meses para a data. Hoje não tem muita gente, mas a amanhã é que é o dia”, conta Lina com boa expectativa de vender os vasos e coroas de flores, como já faz há seis anos.