Cotidiano

Cemitérios realizam missas em alusão ao Dia de Finados

Administração dos dois cemitérios de Boa Vista aguardam mais de 3 mil pessoas; quatro missas será feitas ao longo do dia

Costume realizado pelos cristãos, as missas em homenagem a entes ou parentes é uma tradição do dia de Finados. Conforme a administração do cemitério municipal Nossa Senhora da Conceição, na rua Doutor Paulo Coelho, no bairro São Vicente, zona Sul, serão realizadas duas missas em alusão ao dia, uma às 9horas da manhã de hoje e outra, no final da tarde, ainda sem hora marcada. Já no Cemitério Campo da Saudade, na avenida Centenário, zona Oeste, as missas estão marcadas para as 7h e as 17horas.

A expectativa para o único cemitério público da Capital é receber cerca 600 pessoas para as celebrações e até três mil visitantes durante todo o dia de hoje. Mesmo sendo feriado, o cemitério irá abrir no horário normal de funcionamento, das 8h às 18horas. Para facilitar a localização dos túmulos é importante que os visitantes informem à administração a data de sepultamento.

Para Nazareth Dias Rebelo, 75 anos, a data é um momento para lembrar daqueles que já estiveram vivos e que deixaram suas marcas. “Tem cinco anos que meu esposo faleceu e, desde então, eu sempre venho rezar pela alma dele. Lembrar do homem que ele foi, das boas lembranças e da saudade que ele deixou”, disse.

Lucimara Dias, 48 anos, afirmou que o simbolismo da data pesa até para aqueles que têm o hábito de visitar o local com frequência. “Olhar para a sepultura e pensar que ali dentro tem alguém que já foi tão importante nas nossas vidas é emocionante. A gente se tenta não se emocionar, mas é quase impossível”, afirmou.

Para Lucimara Dias, a data também comemora a vida. “A data nos mostra que todos nós um dia vamos embora, mas que também estamos aqui e podemos fazer o que queremos para trazer as melhores coisas para nossas vidas. É importante para refletir sobre quem já foi, quem está aqui e quem ainda virá”, frisou.

FERIADO – O feriado de Finados, 2 de novembro, é uma das datas mais importantes entre os rituais religiosos da tradição cristã católica. O objetivo principal é relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram. Bem como, para os católicos, rezar pela alma deles, haja vista que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação.

Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido, na Idade Média, como “Dia de Todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos”, comemorado no dia 1º de novembro. A celebração é tão antiga que não existe exatamente uma data na qual foi iniciada. (J.L)

Saiba os serviços que irão funcionar neste feriado

Neste feriado de Finados, a Capital roraimense terá os serviços essenciais em funcionamento. São eles: coleta de lixo domiciliar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Serviço de Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio e a Central de Atendimento 156.

A frota de ônibus funcionará com 90% dos veículos. O táxi-lotação vai circular das 8h às 12horas. Além disso, duas linhas de ônibus exclusivas serão disponibilizadas para atender à população. As linhas atenderão os dois cemitérios da Cidade, o Campo da Saudade e o Nossa Senhora da Conceição.

A prefeitura informou que os fiscais da Emhur acompanharão o movimento, auxiliando no embarque e desembarque dos usuários. Os ônibus sairão do Terminal José Campana Wanderley, no Centro da cidade, com retorno para o mesmo local.

COMÉRCIO – Durante o feriado, o Pátio Roraima Shopping funcionará em horário especial. A praça de alimentação abrirá às 12h e as lojas, às 14h, encerrando as atividades às 22h, incluindo o cinema.

Já o Roraima Garden Shopping abrirá a praça de alimentação às 11h com atendimento até as 22h. As demais lojas abrem às 14h e funcionam até as 22h, o mesmo vale para o cinema.

Para aqueles que pretendem ir ao comércio, a Junta Comercial informou que as lojas irão funcionar apenas até o meio-dia.(J.L)

Prazo para a regularização de túmulos termina dia 4 de novembro

Termina, nesta quarta-feira, 4, o prazo para que os familiares regularizarem a situação dos jazigos no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição. De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA), dos 105 túmulos considerados abandonados, apenas cinco foram regulamentados. O prazo começou no dia 21 de setembro e a lista com os nomes dos proprietários foi publicada no Diário Oficial do Município da mesma data.

Para regulamentar o túmulo, o responsável deve se dirigir à administração do cemitério, localizado na rua Doutor Paulo Coelho Pereira, 389, bairro São Vicente, na zona Sul, e apresentar o documento de identificação do titular do lote e a certidão de óbito do falecido. As taxas são de R$ 80, jazigos simples; R$ 145,80, gaveta; e R$ 222 capela.

A regulamentação é obrigatória após cinco anos do sepultamento. A administradora interina do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, Iglesia da Silva Abreu, alertou que os jazigos que não forem regularizados, serão reutilizados. “O cemitério está superlotado e não tem mais áreas livres. Se as famílias não comparecerem para fazer a regulamentação, os restos mortais serão retirados das sepulturas e os lotes cedidos”, disse.

Após a regularização, o responsável pelo túmulo recebe o título perpétuo e não precisa mais realizar o procedimento. Atualmente, o Cemitério Nossa Senhora da Conceição possui 1.500 sepulturas.