Cotidiano

Centro de beneficiamento de mel é implantado no Cantá

Até o final do ano serão inaugurados mais três unidades, diz governo

O Iacti (Instituto de Amparo a Ciência, Tecnologia e Inovação) inaugura nesta terça-feira, 22, às 16h, na BR – 432, no município de Cantá, o primeiro CDT (Centro de Difusão Tecnológica), voltado para a produção de Mel.

O convênio, firmado com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação, terá investimento na ordem de R$ 6 milhões, para implantação de quatro CDTs.

Os equipamentos do CDT vão permitir ao produtor envasar o mel, trabalhar com pólen e cera. Permitirá que a produção de mel em sachê, engarrafado, em potes com favos, dentre outros formatos.

O analista de Ciência e Tecnologia do Iacti, Andrei Terada, explicou que a implantação do CDT – Apicultura provocará uma mudança no quadro econômico local, pois disponibilizará a industrialização, bem como a certificação do mel e seus derivados, tornando tal produto competitivo e passível de exportação.

Atualmente, o Iacti estima que em Roraima há em torno de 500 apicultores, destacando-se como maiores produtores os municípios de Boa Vista, Cantá, Mucajaí, São Luiz do Anauá e São João da Baliza, organizados em associações e cooperativas.

No ano passado foram produzidas aproximadamente 390 toneladas de mel em todo o Estado, sendo que desse total foram comercializadas 180 toneladas. “Com o beneficiamento, poderemos aproveitar bem mais o produto, sem desperdício”, disse Teruda.

CDT

Apicultura estará sob a coordenação da Coopercinco (Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos), que foi selecionada por meio de edital e atende todos os quesitos fundamentais para expansão da atividade. Atualmente conta com 551 associados, mas os produtores que não são associados também poderão utilizar o CDI.

SIF

Para beneficiar o mel, o Iacti está buscando o SIF (Selo de Inspeção Federal) junto ao Ministério de Agricultura, que já vistoriou as instalações do Centro. “Com o SIF em mãos, o mel beneficiado do pequeno produtor no CDT poderá ser exportado para qualquer lugar”, reafirmou Teruda.

METODOLOGIA

Teruda explicou ainda que muito além de industrialização, o CDT visa à difusão do conhecimento, de novas técnicas, de pesquisas, e de tecnologia por meio de formação dos produtores e de jovens.

“Preferencialmente filhos de produtores locais o que irá diminuir o êxodo rural e melhorar a qualidade de vida das famílias que escolheram viver do campo”, enfatizou.

O Iacti ainda está desenvolvendo um modelo pedagógico de cursos para ser aplicado no CDT. A princípio serão firmadas parcerias com as Universidades e Institutos de Ensino de Roraima. O Centro vai estar aberto para toda a sociedade acadêmica que queria usufruir do complexo.

LEITE

O próximo CDT será inaugurado no início de junho e fará o beneficiamento de leite, no município de Alto Alegre. Outros dois atenderão a piscicultura, na localidade do Apiaú (Mucajaí) e fruticultura na Vila Novo Paraíso (Caracaraí), com previsão de funcionamento no segundo semestre deste ano.

Com informações da Secom-RR