Cotidiano

Centro Integrado é criado para combater crimes em Pacaraima

O novo Centro Integrado de Segurança Pública vai operar em uma base dentro das instalações da Operação Acolhida

A Força Tarefa Insterinstitucional criada, no último dia 11 de fevereiro, para fortalecer a segurança e combater crimes em Pacaraima, anunciou nesta quinta-feira, 05 de março, a criação de um Centro Integrado de Segurança Pública para atuar no município.

O anúncio foi feito durante a terceira reunião do grupo ocorrida na sede da Operação Acolhida, na fronteira com a Venezuela.

Com a intermediação do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e coordenação do general Antonio Barros, comandante da Operação Acolhida, participaram do encontro representantes do governo do Estado, polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, prefeitura de Pacaraima, Câmara Municipal de Pacaraima e Poder Judiciário.

O novo Centro Integrado de Segurança Pública vai operar em uma base dentro das instalações da Operação Acolhida. A ideia é reunir todas as instituições que formam a força tarefa em um único espaço para facilitar a interação entre os agentes, fluxo de informações e tomada de decisões. “O objetivo é reunir todos os órgãos em um único ambiente, trabalhando e interagindo mais com a população. Quero destacar a participação do Ministério Público Estadual nessa articulação, desde o primeiro momento, sem isso seria impossível toda essa harmonia entre as instituições na busca por soluções”, disse o general Barros.

As autoridades foram unânimes em constatar que a segurança melhorou no município com a diminuição das ocorrências de roubos e furtos, resultado do reforço no policiamento do município. A Força Nacional passou a atuar com mais policiais ostensivamente nas ruas de Pacaraima e a Polícia Federal enviou mais agentes, inclusive da força de inteligência, para atuar na região, tudo aliado ao trabalho que a Polícia Militar e o Exército já vinham executando.

De acordo com o Promotor de Justiça Valcio Ferri, da Promotoria de Justiça de Pacaraima, houve dois avanços importantes desde a última reunião, no fim de fevereiro. “As audiências de custódia serão realizadas em Pacaraima a partir de agora, o que facilita o trabalho da Polícia Civil e também agiliza a resposta aos crimes, no caso de eventual decretação de prisão preventiva do custodiado. O segundo avanço é a reestruturação da Delegacia de Polícia de Pacaraima. Será viabilizada internet, chegarão veículos e o próprio prédio da delegacia deve receber melhorias”, destacou o Promotor.

A próxima reunião da força tarefa será no dia 23 de março, na base da Operação Acolhida, em Pacaraima.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.