Cotidiano

Centro intensifica ações contra o câncer

Centro de Referência da Saúde da Mulher realizará palestras, exames e capacitação de servidores das unidades dos municípios

No mês em que as atenções se voltam para a prevenção do câncer de mama, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) promoveu, na manhã de ontem, no Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM), bairro São Francisco, zona Norte, a abertura da programação estadual da Campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês, serão realizadas várias palestras na unidade.

Segundo a diretora do Departamento da Política de Atenção Oncológica (Depao), Monique Alves, a iniciativa visa difundir a importância da prevenção junto a pacientes e equipe envolvidos nas atividades do Centro. “O Outubro Rosa vem cumprir a função de conscientizar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama, sendo este um mês especialmente voltado para a prevenção dessa doença. A abertura não é só para as nossas pacientes. Os funcionários que também prestam serviços aqui, na unidade, acabam aprendendo um pouco da importância de suas funções na promoção do bem-estar dessas mulheres”, disse.

Conforme dados do Depao, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 16 casos de câncer de mama no Estado. O número é superior ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 14 casos. Apesar disso, o câncer do colo de útero continua liderando as estatísticas locais: 18 casos no primeiro semestre; no ano passado foram 13.

“O Centro exerce o que nós chamamos de atenção secundária, que são todos os trabalhos de diagnóstico e saúde da mulher. Nós fazemos o rastreamento e diagnóstico, tanto do câncer de mama quanto do colo de útero. Todas as pessoas do sexo feminino que residem no Estado são referenciadas para cá, no CRSM. Quando há uma indicação de profissional da medicina, elas são encaminhadas para cá para fazerem o diagnóstico”, explicou Monique Alves.

Atualmente, os serviços no CRSM são realizados por meio de agendamento. Caso haja confirmação da doença, a paciente é encaminhada para tratamento na Unidade de Alta Complexidade de Tratamento contra o Câncer (Unacon), que funciona dentro do Hospital Geral de Roraima (HGR).

“O Centro atende, diariamente, muitas mulheres, mas, só para se ter uma ideia, este ano, depois que conseguimos resolver o problema do equipamento que realiza a mamografia, em um mês foram mais de 800 exames realizados. Ou seja, é um serviço bastante solicitado e que a gente tem atendido. Fora isso, também realizamos outros tipos de serviços, como Pré-Natal de Alto Risco, Endocrinologista, Ginecologia, Ultra-Som, e outros”, salientou a diretora.

O CRSM conta com uma equipe de mais de 100 funcionários, desde médicos a servidores administrativos. Para esse mês, o Centro espera cumprir a meta de realização de duas mil mamografias. “Quando nós assumimos, o mamógrafo do Centro estava quebrado e as clínicas credenciadas só liberavam 180 exames de mamografia ao mês”, frisou o secretário estadual de Saúde, Paulo Linhares.

“Com a reestruturação da unidade e conserto do aparelho, o CRSM está liberando 500 mamografias ao mês. Ou seja, nós pegamos uma fila de mais de duas mil mulheres e conseguimos reduzir de forma significativa. Tanto que não há mais nenhuma na fila de espera. Isso mostra que crescemos em eficiência. Este mês de outubro, nós teremos demanda livre e esperamos atender todas aquelas que nos procurarem”, complementou.

“Além do autoexame, a mamografia é o exame mais importante para a detecção do câncer de mama. De cada 10 suspeitas de câncer de mama, nove são evitáveis. Isso é possível por meio da alimentação, do abandono de hábitos ruins, como o fumo e a bebida alcoólica, e da prática de exercício. Então, todos esses fatores precisam ser incentivados na população feminina, principalmente a questão do exame”, frisou o secretário.

Sesau anuncia treinamentos e construção de segundo centro

Durante a realização do evento, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) anunciou duas medidas que auxiliarão no tratamento contra o câncer no Estado. Segundo a diretora do Departamento da Política de Atenção Oncológica (Depao), Monique Alves, em parceria com a coordenação de atenção básica do Estado, serão realizadas capacitações em todos os municípios. A meta é delimitar as atribuições de Estado e Município no que diz respeito ao tratamento de doenças. Os trabalhos deverão ser iniciados no dia 27, no prédio da Sesau.

“Nós estaremos realizando essas capacitações com os municípios justamente para definirmos as questões de referência e contrarreferência do câncer. Como nós estamos no processo de implantação da Rede de Oncologia e de Doenças Crônicas, é necessário organizar o serviço de oncologia. E uma das formas de fazer essa reestruturação é ensinando às redes de atenção dos municípios o que elas precisam referenciar para o CRSM e o que é de responsabilidade deles, o que pode ser tratado com eles”, pontuou

Outra ação confirmada pela Sesau é a construção do segundo Centro de Referência da Saúde da Mulher. Conforme o secretário de Saúde, Paulo Linhares, a unidade funcionará na antiga Residência Médica do Estado, na avenida Capitão Júlio Bezerra, bairro Aparecida, zona Norte. “É um espaço confortável para as mulheres, onde será possível realizar uma série de serviços de apoio. Isso será bom para a Maternidade, pois vai liberar mais 30 leitos e será bom também para o CRSM, que terá uma redução significativa no quantitativo de pacientes”, ressaltou. (M.L)