Cotidiano

Centro realiza atividades em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas

Objetivo é conscientizar a sociedade sobre os danos para a saúde mental e psicológica do usuário

Em alusão ao Dia Internacional da Luta contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado na sexta-feira, 26 de junho, o Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III), com apoio do Departamento de Políticas de Saúde Mental (DPSM) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), realizará uma semana alusiva ao tema.

As atividades serão realizadas a partir desta segunda, 22, até a sexta, 26,entre os período da manhã e tarde, em locais estratégicos da cidade com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os danos para a saúde mental e psicológica do usuário.

A programação inicia nesta segunda-feira, dia 22, com uma caminhada de abertura às 16 horas, da sede do CAPS AD III, da avenida Ene Garcez, e a chegada no Parque Anauá.

Na terça-feira, 23 será realizada palestra e debate com o tema “Combate às drogas”, na Escola Tancredo Neves, no período da manhã 8h30 às 10h30 e tarde, das 15h às 17 horas, na quarta-feira, 24, as atividades serão realizadas na sede do CAPS AD III, no bairro Jardim Floresta. No período da manhã (8h às 11 horas, terá a Gincana “Drogas Não”, e no período da tarde 15h às 17 horas terá a palestra e debate com o tema “Codependência-Sinais e Sintomas”, na quinta-feira, dia 25, terá atividade externa, no período da tarde, das 15h30 às 17h30, com panfletagem simultânea em quatro pontos: nos semáforos localizados em frente à Assembleia Legislativa e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), no terminal de ônibus próximo ao bairro Caetano Filho e na Praça das Águas.

As atividades serão encerradas na sexta-feira, dia 26, com ciclo de palestras CAPS AD III, no período da manhã, das 8h às 11 horas, no auditório do Corpo de Bombeiros, na avenida Venezuela. No último dia de programação haverá ainda exposição de arte “Estímulo às habilidades individuais”, e panfletagem na Praça Germano Augusto Sampaio, no período da tarde, das 15h30 às 17h30.

Conforme a diretora do Departamento, Lidiane Almeida, quando se fala em combate às drogas, datas como o dia mundial são importantes para provocar o conhecimento e a reflexão o problema, mas as ações devem ser realizadas frequentemente. “O Dia Internacional de Combate às Drogas, assim como outras datas nacionais e até regionais, são importantes, para provocar a sociedade sobre a discussão do tema, e fortalecer a necessidade do envolvimento da população no combate às drogas, mas é fundamental que cada cidadão possua consciência crítica, para diariamente ajudar no processo de prevenção e combate ao uso de drogas”, esclareceu.

Para a diretora do CAPS AD, Jandira Gomes, a proposta é informar e despertar a população para a discussão sobre o tema. “É importantíssimo que na escola, em casa, na praça, na roda de amigos ou na rua mesmo, os adolescentes, jovens e adultos, falem sobre esse assunto, e com isso tenham uma opinião formada no sentido de dizer não às drogas sempre. Além disso formar cidadão que tenham o interesse e saibam como ajudar aquelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, complementou.

CAPS AD

Os CAPS AD fazem parte da política nacional de saúde mental e está inserido na Raps (Rede de Atenção Psicossocial), do Sistema Único de Saúde (Sus). As unidades auxiliam no tratamento e recuperação de dependentes químicos, com a oferta do acompanhamento de dependentes químicos através de serviços terapêuticos como oficinas de artesanatos, de culinária, palestras motivacionais e educativas, com o objetivo de promover a reinserção do usuário na sociedade. Em Roraima são atendidos os municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Bonfim, Caracaraí, Pacaraima e Rorainópolis.

“Durante as atividades serão divulgadas as ações e serviços realizados, pois nossa intenção é apresentar para a sociedade o trabalho que está sendo desenvolvido em Roraima, no sentido de mobilizar a população para o combate às drogas, aproximar a comunidade e chamar a atenção da população para essa problemática”, finalizou Lidiane.