Cotidiano

Centro Universitário oferece curso de iniciação em Informática para idosos

Essa é a primeira turma deste ano, e beneficia 32 alunos do projeto Cabelos de Prata, atendidos pelo CRAS do bairro União

Idosos participantes do projeto Cabelos de Prata estão participando desde o início desta semana de um curso de iniciação em Informática no Centro Universitário Estácio da Amazônia. O curso prevê 44 horas de aula, e começou na segunda-feira, dia 31. Nesta quarta-feira, dia 2, as aulas continuam, no horário das 8h ao meio dia.

Conforme o professor Ângelo Freire, que orienta Estágio e Prática no curso de Licenciatura em Computação, as aulas acontecem nos laboratórios de Informática da instituição de ensino. Essa é a primeira turma deste ano, e beneficia 32 alunos do projeto da Prefeitura de Boa Vista, atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro União. “O objetivo é promover a inclusão digital para a terceira idade. Os monitores são seis acadêmicos do quarto semestre do curso de Licenciatura em Computação, disciplina de Práticas Pedagógicas”, explicou.

O professor explicou que nenhum dos membros da turma teve acesso a computadores antes de participar do curso. “O curso trata exatamente do primeiro acesso a informática. No final, todos receberão certificados de participação e vão produzir um vídeo para publicar no canal You Tube exatamente sobre a experiência com esse primeiro acesso à informática, incentivando essa ideia”, informou.

O curso deve acontecer todas as segundas e quartas-feiras, das 8 às 12 horas. A contrapartida, salientou Ângelo, é que esses alunos que ministram as aulas terão a oportunidade de adquirir experiência, atendendo à proposta curricular do curso que é exercer a docência na era de computação. “É uma experiência gratificante por que esses alunos não tiveram até então nenhum contato com a prática docente”, salientou. Ao todo, o CRAS do bairro União atende a 114 idosos, o que indica que novas turmas devem ser formadas.

Ângelo informou que o curso de Licenciatura em Computação do Centro Universitário possui aproximadamente 120 alunos matriculados, que no quinto ano de curso participam efetivamente do exercício da docência em ambientes escolares e não escolares.

Uma das iniciativas do curso é a promoção da ambientação de novos alunos da Estácio ao ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição de ensino. A partir do próximo dia 12, por exemplo, todos os calouros do Centro passam por essa capacitação por meio de oficinas que vão tratar do funcionamento do Portal do Aluno da Estácio.

Fonte: Estácio