Cotidiano

Centro universitário oferece cursos de Tecnologia da Informação em RR

Além das aulas, alunos podem atuar em projetos de pesquisa nas áreas de inteligência artificial e informática na educação, competições como a maratona de programação e a olimpíada de programação

O Centro Universitário Estácio da Amazônia oferece cursos na área de Tecnologia da Informação (TI) em Boa Vista, entre eles, os tecnológicos em Jogos Digitais, Jogos Digitais e Gestão de Mídias Digitais.

A estrutura da instituição contempla oito laboratórios de informática que somam aproximadamente 250 computadores, biblioteca virtual e física. O corpo docente é formado por professores graduados na área, todos mestres ou doutores.

Além das aulas, os alunos podem atuar em projetos de pesquisa nas áreas de inteligência artificial e informática na educação, competições como a maratona de programação e a olimpíada de programação. Outro projeto desenvolvido pelos alunos da Estácio visa a criação de softwares, a partir das demandas da comunidade acadêmica.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a atividade de informação e comunicação, em que o setor de TI está incluído, cresceu 5,6% no primeiro trimestre do ano passado, enquanto a economia de forma geral estava estagnada, com retração de 0,1% no segundo trimestre, o que reforça a demanda por mão de obra qualificada no segmento.

Segundo o economista e gestor comercial da Estácio, Gilberto Flores, uma novidade na instituição foi a criação do curso de Gestão de Mídias Sociais, a partir da constatação no mercado que havia um crescimento de trabalhos na área de influência digital.

Para ele, a nova geração, muito mais antenada e ligada em tecnologia, está de olho nessas profissões do futuro. “Hoje um aluno formado na área de TI, vou citar como exemplo a área de Análise de Sistemas, ele consegue uma grande abrangência de oportunidades para trabalhar. Já está comprovado que existe uma alta empregabilidade no setor”, ressaltou.

Outro aspecto atrativo para os jovens é que os salários das profissões de TI são melhores que os setores considerados tradicionais. “A área de tecnologia é uma das áreas que mais cresce no mundo e emprega muita gente. É uma área que paga muito bem, e é muito veloz”, destaca, ressaltando que, exatamente por isso, existem formações na área de TI que duram em média dois anos a dois anos e meio.

O mercado de tecnologia também tem atraído profissionais já consolidados em formações diferentes, mas que estão desmotivados. A rapidez para concluir uma graduação e o crescimento do setor enchem os olhos de quem deseja fazer uma mudança de carreira. “A pessoa que hoje trabalha na área de vendas, e quer entrar no mercado de marketing digital, tem a chance de buscar novas oportunidades com esses cursos”, explica.

Outras informações sobre os cursos e as formas de ingresso na Estácio podem ser obtidas pelo site https://estacio.br/, pelo telefone (95) 98803-6243 ou pelo e-mail [email protected].

Conheça dez cursos na área de TI

Tecnológico em Sistemas para Internet: focado também no desenvolvimento de software, mas com destaque para soluções para web.
Tecnológico em Gestão de Tecnologia da Informação: o aluno desse curso se concentra mais em gestão da tecnologia através de modelagem e implementação de novos processos focados em serviços de tecnologia e sua governança.
Tecnológico em Jogos Digitais: focado no desenvolvimento de jogos digitais e de tabuleiros.
Tecnológico em banco de dados: Além de projetar, implementar e gerenciar sistemas de banco de dados, o profissional desenvolve métodos para o uso de informações no apoio à tomada de decisões gerenciais
Tecnológico em redes de computadores: responsável pelo planejamento de redes de computadores dentro de uma organização, criando estratégias para garantir a instalação, integração, manutenção, otimização e segurança das máquinas e no acesso à internet.
Tecnológico Gestão em E-Commerce: Trabalhar para desenvolver a operacionalização de vendas online nos marketplaces já existentes ou mesmo montar seu próprio negócio virtual, além de ser um consultor na área.
Tecnológico Gestão de Mídias Digitais: voltado para quem busca atuar como Social, responsável pelos canais de relacionamentos e públicos de interesses, e encontra soluções de gestão para atender os seus stakeholders de forma precisa.
Bacharelado em Engenharia da Computação: foco em hardware e outros dispositivos tecnológicos. Foca em desenvolvimento de soluções de automação e robótica.
Bacharelado em Ciência da Computação: o principal objetivo é a formação do desenvolvedor de software. Além da programação, esse curso capacita o profissional para trabalhar com banco de dados e inteligência artificial, por exemplo. O aluno tem uma visão analítica, com mais disciplinas da área de matemática e fundamentos do funcionamento da computação.
Bacharelado em Sistema de informação: mais voltado para administração e gestão em TI. Normalmente voltado à automação de fluxos de trabalho.