Cotidiano

Centro voltado para produção de mel é inaugurado hoje

Ano passado foram produzidas aproximadamente 390 toneladas de mel em todo o Estado, sendo que desse total foram comercializadas 180 toneladas

Nesta terça-feira, 22, às 16 horas, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Amparo a Ciência, Tecnologia e Inovação (Iacti), vai inaugurar o primeiro Centro de Difusão Tecnológica voltado para a produção de Mel. O centro está localizado na BR – 432, no Município de Cantá,

Os equipamentos do centro vão permitir ao produtor envasar o mel, trabalhar com pólen e cera. Permitirá a produção de mel em sachê, engarrafado, potes com favos, dentre outros formatos.

O analista de Ciência e Tecnologia do Iacti, Andrei Teruda, explicou que a implantação deste centro provocará uma mudança no quadro econômico local, pois disponibilizará a industrialização, bem como a certificação do mel e seus derivados, tornando tal produto competitivo e passível de exportação.

Atualmente, o Iacti estima que em Roraima há em torno de 500 apicultores, destacando-se como maiores produtores os municípios de Boa Vista, Cantá, Mucajaí, São Luiz do Anauá e São João da Baliza, organizados em associações e cooperativas.

O centro de apicultura estará sob a coordenação da Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos, que foi selecionada por meio de edital e atende todos os quesitos fundamentais para expansão da atividade. Atualmente conta com 551 associados, mas os produtores que não são associados também poderão utilizar o centro.

Para beneficiar o mel, o Iacti está buscando o SIF (Selo de Inspeção Federal) junto ao Ministério de Agricultura, que já vistoriou as instalações do centro.

METODOLOGIA

Teruda explicou ainda que o centro visa à difusão do conhecimento, de novas técnicas, de pesquisas, e de tecnologia por meio de formação dos produtores e de jovens. O Iacti ainda está desenvolvendo um modelo pedagógico de cursos para ser aplicado. A princípio serão firmadas parcerias com as Universidades e Institutos de Ensino de Roraima. O centro vai estar aberto para toda a sociedade acadêmica que deseje usufruir do complexo.

LEITE

O próximo centro será inaugurado no início de junho e fará o beneficiamento de leite, em Alto Alegre. Outros dois atenderão a piscicultura, na localidade do Apiaú, em Mucajaí e fruticultura na Vila Novo Paraíso, em Caracaraí, com previsão de funcionamento no segundo semestre deste ano.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.