Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a XV Parada do Orgulho LGBT de Boa Vista-RR, promovido pela Associação pela Diversidade Sexual de Roraima (Grupo DiveRRsidade) no final da tarde do último domingo, 11.
A ação foi iniciada às 17h30, com uma pequena passeata, que saiu da Ville Roy em direção ao Palco Velia Coutinho. A animação ficou por conta de Dj e animadores, como as humoristas Valenttini Drag e Maria Soledad.
“O evento reacendeu a chama da Parada e do ativismo. No início achei pouca participação do povo, mas depois vi o Velia lotar. As políticas foram positivas e pessoal gostou da programação”, destacou o coordenador do evento, Sebastião Diniz Neto.
Além de comemorar 15 anos de existência, este ano, o evento trouxa ao público o tema “15 anos de Lutas e Conquistas. Contra a LGBTfobia e Violência”, uma clara referência atual situação vivida pela população LGBT no Estado.
“A proposta foi justamente levantar essa bandeira do basta violência contra a população LGBT. Infelizmente, Roraima ainda figura como o Estado mais violento para gays e lésbicas e é isso que nos faz batalhar cada dia”, destacou.
Ao longo da semana, várias atividades foram desenvolvidas com temáticas ligando causa LGBT com os direitos fundamentais da Constituição, como saúde, educação e segurança pública.
Segundo Diniz, o ponto mais alto foi sem dúvida a audiência pública da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizada em parceria com diversas entidades. “Na Audiência, levamos a proposta de recurso para conselho e utilidade pública o grupo diversidade. Foi uma discussão muito saudável e que certamente renderá bons frutos”, pontuou.