Cotidiano

Cerca de 200 estudantes criam jornal na Escola Jesus Nazareno

Alunos do 3º ano do Ensino Médio tiveram a experiência de produzir matérias e diagramar o jornal

Como parte de um trabalho de Língua Portuguesa, os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, no bairro Caranã, zona Oeste, desenvolveram o jornal cultural chamado “Música e Linguagem”.

Segundo a professora de Português das quatro turmas envolvidas no projeto, Cleude Conceição Silva, cerca de 200 alunos se envolveram na elaboração do jornal, que marca o encerramento das atividades da disciplina de Língua Portuguesa.

“Ao todo, o jornal tem 15 páginas. Os alunos se envolveram e participaram de forma ativa por se tratar de algo com o qual eles não estavam habituados. Eles foram excelentes fazendo as pesquisas, a diagramação do jornal e participando de todo o processo de produção”, relatou.

A professora destacou que o objetivo da atividade era fazer algo diferenciado. “Trabalhamos o tema música justamente por isso. A ideia era fazer um trabalho diferente, em que pudéssemos trabalhar a linguagem e a interação, além de diversificar os estilos musicais entre eles”, explicou.

Uma das alunas envolvidas no projeto, Arlene Vieira, afirmou que o trabalho fez com que todos os alunos se envolvessem. “Nós designamos as tarefas e cada um cumpriu a sua parte. Foi muito bom ver o resultado final”, disse.

Ela frisou que esta é a segunda vez que os alunos se envolvem em um projeto deste tipo. “No bimestre passado, tivemos a oportunidade de criar uma revista. O resultado foi tão bom quanto o do jornal. Espero que mais atividades assim sejam desenvolvidas, pois isso chama a atenção dos alunos e fazem com que eles participem de forma mais ativa das aulas”, concluiu. (I.S)