SEGURANÇA DE PROPRIEDADE

Cerca de 300 títulos definitivos urbanos e rurais são entregues pelo Governo

Os títulos são referentes a propriedades rurais de 8 municípios e residências de 6 bairros de Boa Vista

Cerca de 300 títulos definitivos urbanos e rurais são entregues pelo Governo

Depois de mais de 30 anos de espera, Havawendh Portela pode se sentir, finalmente, segura. Nesta quinta-feira, 14, a empresária recebeu o título da sua propriedade, localizada na região da Gleba Cauamé, município de Alto Alegre. Ela faz parte das 300 pessoas que receberam o documento do Governo de Roraima, durante cerimônia realizada no Instituto de Terras de Roraima (Iteraima).

Nascida em Roraima, Hava voltou à Boa Vista há cerca de seis meses, com foco em conseguir a autonomia da área deixada pelo avô, o senhor Antônio Portela, um dos pioneiros do Estado. “Era uma propriedade grande, que foi dividida e deixada aos herdeiros. Minha mãe e minha irmã chegaram a vender suas partes, mas eu mantive a minha”, contou.

Havawendh Portela conseguiu o título definitivo da sua propriedade após mais de 30 anos de espera. (Foto: Nilzete Franco)

O motivo, segundo a empresária, é a vontade de empreender na região. Desde que voltou para Roraima, ela contou que buscou regularizar a área fundiária para conseguir o título definitivo e, assim, conseguir investir na propriedade. Pela proximidade com a Reserva Ecológica da Ilha de Maracá, também pensa em desenvolver ideias no setor de turismo.

“Em Manaus tenho uma empresa de comunicação visual, então empreender é minha vida. Aqui, também tenho interesse de investir no agronegócio e na agricultura. Fico feliz e me sinto segura, em poder investir e voltar a morar na minha terra”, relatou.

Hava fala com orgulho do avô, um baiano que veio para Roraima ainda no início do Estado em busca de oportunidade e nunca mais foi embora. Ela conta que, quando seu Antônio Portela chegou, só haviam duas ruas e poucos habitantes, também considerados pioneiros.

A empresária recebeu o título das mãos do governador Antonio Denarium (Foto: Nilzete Franco)

“Seu Zé Cabrito, Seu Manchão, Seu ZÉ Ferreira, Seu Natal.. Muitas dessas famílias ainda estão aqui. Meu avô foi um dos primeiros a trazer gado de raça pra cá, puro sangue. Ele só nunca quis ser político, mas era amigo de vários”

Empresário nato, seu Antônio ainda investiu no setor de diamantaria e serraria, abrindo as portas para o desenvolvimento do Estado. Segundo a neta, até hoje há imóveis do patriarca Portela em Roraima.

ENTREGA – Do total, 100 títulos definitivos são referentes a propriedades rurais nos municípios de Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema e Mucajaí, perfazendo uma área de 52.219,2492 hectares regularizada.

E 200 títulos definitivos são referentes a residências dos bairros Cidade Satélite, Bairro dos Estados, Liberdade, Pedra Pintada, Pintolândia e São Bento.