Cotidiano

Cerca de 400 reeducandos recebem certificados de cursos profissionalizantes

Os cursos realizados na PAMC e Cadeia Feminina atingiram 70% dos apenados

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), esta semana, fez a entrega de aproximadamente 400 certificados aos reeducandos que participaram de cursos profissionalizantes na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) e Cadeia Feminina.

O trabalho contou com outros parceiros como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).

De acordo com o titular da Sejuc, Josué Filho, essa ação é fruto da crença na humanização. “Percebemos essa necessidade e resolvermos desenvolver o projeto. Felizmente obtemos um resultado satisfatório, pois com os cursos pudemos constatar uma diminuição no índice de problemas como suicídios, brigas, homicídios e revoltas”, afirmou.

Foram mais de 10 cursos profissionalizantes com duração de cinco a seis messes cada, englobando diversas áreas ligadas a construção civil, produção de biojoias, corte e costura, marcenaria, inclusão digital, redação e outras.

“Este ano, atingimos mais de 70% dos apenados. Vale ressaltar, que são cursos relevantes que os preparam à sociedade e ao exercício da profissão. Acreditamos que, dessa forma, conseguirão um emprego com mais facilidade quando saírem”, complementou Josué.

FUTURO – “A partir de agora, será implantado um projeto que funciona da seguinte forma: a cada resenha de um livro feita pelo reeducando, que seja aprovada pelo orientador, poderá reduzir sua pena”, disse o secretário acrescentando que haverá uma quantidade de livros para resenhar ao ano.

Conforme ele, em 2016, as parcerias serão mantidas para dar continuidade ao trabalho, oferecendo cursos avançados e básicos. “Devido à demanda, alguns cursos serão mantidos para englobar um número maior de pessoas”, concluiu.