O Governo de Roraima, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), está reformando a casa de cerca de mil famílias de Boa Vista. A Capital integra a primeira fase do programa Morar Melhor, lançado em outubro deste ano, e que pretende fazer melhorias em residências de pessoas de baixa renda em todo o estado.
Na primeira etapa, estão sendo priorizadas casas de idosos, pessoas com deficiência e lares chefiados por mulheres. Moradores de, pelo menos, 25 bairros estão sendo atendidos. As reformas incluem melhorias em banheiros, troca de piso e telhado, construção de rampas de acessibilidade, conserto de paredes, entre outros serviços.
Cada intervenção pode chegar a R$ 6 mil. Ao todo, serão investidos R$ 6 milhões na fase inicial do programa, recursos próprios do governo. “Vamos ajudar essas famílias que não têm condições de reformar um banheiro, de consertar uma parede, fazer um quarto pequeno. Vamos levar dignidade a essas pessoas, promovendo melhorias nos seus lares e garantindo, com isso, qualidade de vida dessas famílias”, disse o governador Antonio Denarium.
De acordo com o governador, a meta para 2022 é atender 10 mil famílias em todo o estado.
Uma das casas atendidas no bairro Senador Hélio Campos pertence à dona Maria Ednelza Lopes da Silveira, 69 anos. Um novo banheiro está sendo construído no quarto da aposentada. O antigo fica do lado de fora da residência e já causou problemas à moradora. “Tenho dificuldade para caminhar, já caí quando fui ao banheiro lá fora. Agora vai ficar mais confortável”, disse.
Nas residências selecionadas são realizadas obras necessárias para resolver, principalmente, questões de insegurança e insalubridade, com o objetivo de deixar a casa segura e o ambiente saudável. Na casa da dona Maria Cícera Silva, 75 anos, a reforma foi feita no banheiro, que não recebia melhorias há 20 anos.
“O dinheiro era pouco, era para comprar remédio, não tinha como pagar uma reforma. Eu fiz a inscrição [no programa], aí, graças a Deus, vieram reformar. Meu banheiro está muito lindo, é meu presente de Natal”, comemorou.
Entenda como funciona o programa Morar Melhor
O programa Morar Melhor é coordenado pela Codesaima em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). De acordo com a presidente da Codesaima, Izabela do Vale, a finalidade é reduzir o déficit habitacional de Roraima, que é de 15%, segundo dados da Fundação João Pinheiro.
“O objetivo do programa é promover a política pública habitacional no estado, visando reduzir o déficit de habitações irregulares, que são aquelas habitações onde a pessoa tem a casa, mas não tem condições financeiras para fazer melhorias necessárias para tornar a casa digna e habitável. Então, o Estado entra fazendo toda a execução desse serviço para a população de baixa renda”, explicou.
Como participar – O programa é destinado a famílias de baixa renda que atendam critérios técnicos e sociais. A primeira fase atende imóveis de idosos, pessoas com deficiência e lares chefiados por mulheres.
Para participar, o beneficiário precisa ter renda familiar mensal abaixo de três salários-mínimos, possuir apenas um imóvel no estado, ser maior de 18 anos e família composta por, no mínimo, dois integrantes, tem de morar no estado há, no mínimo, seis anos, a casa não pode ser alugada, entre outros requisitos.
O cadastro continua aberto e é feito na sede da Codesaima, localizada na Av. Mário Homem de Melo, 1489 – Mecejana, em Boa Vista, das 7h30 às 13h30. A inscrição também poder ser realizada durante ações do governo. Após o cadastro, equipes de assistentes sociais e de profissionais da construção civil visitam as famílias para avaliar as condições sociais e do imóvel, além da viabilidade da obra.
Geração de empregos e oportunidades para os roraimenses
Credenciamento das empresas – Para executar as obras nas residências beneficiadas com o programa Morar Melhor, o governo está contratando pequenas empresas locais, como forma de incentivar o setor da construção civil do estado e gerar emprego e renda.
Até o momento, 20 empresas se credenciaram e estão habilitadas no programa. Outras empresas ainda podem participar, o edital de credenciamento está disponível no site da companhia: http://codesaima.rr.gov.br/.