Cotidiano

Cerr retoma obras da subestação do Cantá

A obra, que estava parada, está orçada em torno de R$ 15 milhões de reais e deve ficar pronta em oito meses

Durante audiência pública na câmara de vereadores do Município de Cantá, equipe técnica da Companhia Energética de Roraima (Cerr) anunciou a retomada da obra de construção da subestação do Cantá. A unidade vai interligar a linha de 69 kV (quilovolts) do Cantá com a subestação Distrito Eletrobrás, recebendo energia de alta tensão. 

A obra, que estava parada, está orçada em torno de R$ 15 milhões de reais e deve ficar pronta em oito meses. Ainda na audiência, os moradores entregaram um relatório com as solicitações de melhorias na energia, que serão analisadas pela Cerr.

Na pauta constavam os problemas relatados pelos moradores. Sobre as quedas de energia, equipamentos danificados, troca de postes e outras dúvidas foram colocadas aos diretores e engenheiros da Companhia presentes na audiência, que se colocaram à disposição para prestar esclarecimentos sobre as tarifas de energia, danos elétricos e a quem os consumidores devem procurar para resolver qualquer pendência junto a Cerr.

Para diminuir as oscilações de energia no Cantá, a Cerr está trabalhando na instalação de bancos de capacitores e reguladores de tensão para melhorar o nível de tensão de energia.

Segundo o diretor de operações da Cerr, Waldemar Johansson, o aumento da demanda do consumo de energia no município é um dos motivos das interrupções do serviço e que a rede de transmissão de energia necessita de readequações.

“Em 2015 a equipe operacional da Cerr fez um mapeamento de todas as regiões do estado e identificou diversas irregularidades na rede de energia do Cantá, que impedem um bom serviço. A rede é antiga e as árvores altas que ficam próximas às linhas de distribuição atrapalham o fornecimento continuado de energia elétrica”, disse.

Com informações do Governo do Estado.