Cotidiano

CGU cria canal de comunicação entre a Administração e o cidadão

Na plataforma, é possível fazer reclamações, elogios, denúncias e até sugestões que melhorem o serviço público e o tornem menos burocrático.

A Controladoria Geral da União (CGU) criou uma plataforma chamada Fala.BR, que agregada ao Sistema Eletrônico do Serviço de Informação (e-SIC), permite que os cidadãos solicitem informações públicas, façam elogios, reclamações ou denúncias, no mesmo lugar, com apenas um cadastro.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá ter acesso às informações de órgãos e entidades que fazem parte do Poder Executivo Federal.

Uma vez que o cidadão tenha acesso à plataforma Fala.BR, o mesmo poderá acessar também informações sobre estados, municípios e serviços sociais autônomos.

O Fala.BR é um canal de comunicação entre a Administração Pública e o cidadão.

Para abrir uma petição na plataforma, que funciona 24 horas, basta acessar o site https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f e realizar um cadastro.

A plataforma recebe todas as petições e encaminha aos órgãos responsáveis.

O cidadão pode fazer reclamações, elogios, denúncias e até sugestões que melhorem o serviço público e o tornem menos burocrático.