As chuvas ficarão escassas nos próximos meses em Roraima. Conforme o meteorologista da Femarh, Ramón Alves, espera-se precipitações abaixo de 150 mm no acumulado nos meses de fevereiro, março e abril, principalmente na região norte-nordeste do Estado.
“As chuvas deverão ficar abaixo dos padrões climatológicos em Roraima. Na prática, isso significa que devemos ter alguns cuidados como a questão das queimadas e incêndios florestais, pois o ambiente está bastante fragilizado com a falta de água e uma simples queimada pode ficar fora de controle, causando diversos prejuízos”, alerta Alves.
Os efeitos da falta de chuva são refletidos, por exemplo, no Lagos dos Americanos, no Parque Anauá. O local está totalmente seco.
Alves explicou que as águas superficiais na região do oceano Pacífico Equatorial manterão o padrão de aquecimento nas regiões de Niño, alterando a circulação atmosférica e modulando o clima na Amazônia.
“A temperatura em Roraima para os próximos meses ficará ligeiramente acima do padrão climatológico”, ressaltou. Quanto ao vento forte observado nas últimas semanas, o meteorologista disse que é normal.
Cotidiano