Chuvas dentro ou acima da média para a região Norte de Roraima e chuvas abaixo da média para a região Sul do estado nos próximos três meses. É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que divulgou o prognóstico climático para o outono em todo o Brasil.
A previsão climática, realizada pelo Inmet, CPTEC-Inpe e Funceme, para os meses de abril a junho, indica condições favoráveis para o predomínio de chuva abaixo da média histórica em grande parte da Região Norte, devido aos impactos que o fenômeno El Niño ainda pode causar, incluindo os municípios que fazem parte da região Sul de Roraima
Já em áreas do norte de Roraima, noroeste e sudoeste do Amazonas e oeste do Acre, a previsão é
de condições favoráveis para chuva próxima ou acima da média durante o trimestre.
Brasil
No restante do Brasil, as condições climáticas tendem a passar por uma transição entre o tempo quente e úmido e o inverno frio e seco. Durante esse período, fenômenos como neve, geadas, nevoeiros e chuvas estão previstos para a estação, segundo alerta o Inmet.
Na parte norte das regiões Norte e Nordeste, a chuva ainda estará presente. A estação também tem como característica a chegada de massas de ar frio, vindas do sul do continente. Elas provocam a queda das temperaturas do ar, principalmente no Sul e em parte do Sudeste.
Durante a estação, o Inmet indica também as primeiras aparições no ano de fenômenos adversos, típicos do outono, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.