O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que as chuvas fortes seguidas de ventanias e raios vão continuar em Roraima. Até o final desta semana, o sol surgirá forte pela manhã, mas durante as noites poderão ocorrer pancadas de chuva em Boa Vista. No próximo mês, as previsões climáticas apontam mais calor.
Nos últimos dias, o boa-vistense tem sido surpreendido com um tempo atípico, com pancadas de chuvas fortes e passageiras, seguidas de ventanias e raios. Embora não haja registro de pessoas feridas, os estragos foram grandes. No domingo à tarde, um vendaval derrubou árvores, comprometeu a rede elétrica de alguns bairros da zona Oeste e destruiu garagens e outras construções.
Durante estas rápidas tempestades, aumenta os riscos de acidentes. O tenente-coronel Jefferson Abreu, subcomandante Operacional do Corpo de Bombeiros de Roraima, orientou o cidadão a procurar abrigo em local seguro, jamais debaixo de árvore ou de poste.
“Pode acontecer de árvores tombarem com o forte vento e derrubarem a fiação elétrica. No meio rural, o cidadão também deve evitar locais abertos e não manusear equipamentos elétricos, pois estes podem atrair as descargas atmosféricas”, observou Abreu.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é o campeão em número de incidência de raios. Entre 2000 e 2013, foram 1.672 pessoas mortas no País, sendo 320 crianças. Só no ano passado, o Brasil teve 98 mortes por raios.