O mês de abril está tendo em seus primeiros dias um tempo chuvoso e um friozinho que dá vontade de ficar em baixo do cobertor. É assim que, neste ano, se tem as primeiras chuvas do inverno em Roraima que poderá ser intenso devido efeitos do La Niña, fenômeno natural ainda presente no Brasil.
O meteorologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves, explicou que “desde o ano passado, o La Niña tem influenciado no tempo em nossa região. Apesar dele ter enfraquecido nesses últimos meses, ainda está bem atuante”.
A influência do fenômeno em Roraima foram as chuvas isoladas e intensas entre janeiro e março, período seco do estado.
Ramon ainda disse que as recentes chuvas são o começo do período chuvoso no estado e a previsão para o mês de abril é acima da “normal climatológica”, podendo chegar à 200mm. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a normal climatológica do mês varia entre 100 e 150 milímetros.
Conforme o Boletim Hidroclimatológico da Femarh, elaborado nesta terça-feira (6), é na segunda quinzena do mês de abril que as chuvas no estado terá como consequência a elevação de nível dos principais rios da sub-bacia Rio Branco (rio Tacutu, Uiramutã e Uraricoera), que tiveram baixos registros nos últimos anos.
PREVISÃO – De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), também no boletim, a previsão para os próximos dias em Boa Vista varia entre tempo nublado a poucas nuvens, com pancadas de chuva isoladas. Ainda poderá ter temperaturas estáveis variando entre 24ºC e 29ºC e umidade de 65% a 95%.