Cotidiano

Chuvas em Boa Vista já superam a média histórica para abril

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que acumulado de chuvas na capital está em 200 mm; Boa Vista está sob alerta de tempestades até esta quarta-feira (19)

Ainda faltando uma semana para o mês de abril terminar, Boa Vista já superou a média histórica para o mês, principalmente com as chuvas que caíram entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (25). 

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de precipitações que caiu em Boa Vista desde o início do mês é de 223,7 mm, bem acima da média histórica de 100 mm prevista para abril.


Capital enfrenta ‘inverno’ com chuvas acima da média histórica – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Na estações Pricumã e Calungá, o acumulado de chuvas já superou os 200 mm. Até às 10h, as chuvas nas estações chegaram a 254,6 mm e 211,07 mm, respectivamente. Nas estações Paraviana e Caranã, os acumulados são menores, mas também superam a média histórica para o mês.

Confome o Instituto Nacional de Meteorologia, a terça-feira (25) em Boa Vista deve ser marcada por muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas durante todo o dia. A temperatura mínima registrada foi de 24°C, enquanto a máxima deve ficar em 33°C. A umidade relativa mínima do ar gira em torno de 70% à tarde.

Alerta

Além de Boa Vista, todos os municípios do interior estão sob alerta de tempestades até a manhã desta quarta-feira (26), de acordo com o alerta laranja de perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia nesta terça-feira (25).

Para o período, está previsto um volume de chuva entre 30 e 60 milímetros por horas ou até 100 mm/dia. Ainda existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Durante o temporal, é recomendável não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos da tomada.