Cotidiano

Chuvas fazem aumentar nível das águas do Rio Branco em Boa Vista

Embora as chuvas tenham caído nos últimos dias, previsão para sábado e domingo é que será um fim de semana de sol

Com as chuvas que caíram nos últimos dias, o nível das águas do Rio Branco subiu consideravelmente. Conforme dados da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Roraima (Caer), no início da semana, o nível estava marcando -0.55m. Ontem chegou a -0.14m, equivalente a um acréscimo de 41 cm.

O meteorologista da Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves, disse que será um fim de semana de sol. “A previsão do tempo é de claro e parcialmente nublado, com chuvas em áreas isoladas, principalmente na região Sul do Estado”, informou, acrescentando que dificilmente vai chover na Capital neste sábado e domingo.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), uma equipe estará presente, neste sábado, na Praia Grande, para fazer o serviço de prevenção e segurança aos banhistas. “Contaremos com mergulhadores e uma equipe da Companhia de Busca e Salvamento de plantão 24 horas, durante todo o fim de semana para atender a demanda”, informou.

Segundo ele, os bombeiros desempenharão atividades de guarda-vidas, prevenção de acidentes aquáticos e ainda orientação aos banhistas. “Com a maior incidência de pessoas nas praias, as chances de acidentes aumentam. Na Praia Grande, por exemplo, os militares contarão com apoio de uma lancha e materiais de busca, salvamento e mergulho para realizar o patrulhamento ao longo do rio”.

Os banhistas que frequentam as praias públicas da Capital devem tomar cuidados para evitar transtornos. “Sobretudo, estamos planejando campanhas preventivas e educativas nos balneários. É uma maneira de conscientizar a população quanto aos riscos, principalmente em relação aos afogamentos”, alertou o CBMRR.

Em relação à movimentação dos bancos de areia, a instituição informou que realiza um planejamento para verificar a movimentação e, a partir daí, analisa os locais com risco em potencial. “Após a análise, nós alertamos a população para que evitem esses locais. É importante que a população tenha a atenção redobrada para que possam aproveitar o final de semana em paz”.

ORIENTAÇÕES – O CBMRR também ressaltou algumas orientações primárias à população: evitar entrar em águas profundas quando estiver sob efeito de bebidas alcoólicas; evitar brincadeiras de riscos, como disputas de travessias e apneia submersa (prender o fôlego); evitar saltar de árvores e barrancos, principalmente de ponta-cabeça; utilizar coletes salva-vidas em embarcações; aos condutores de embarcações: evitar navegar nas áreas de banhistas; em caso de presenciar um afogamento ou outro tipo de acidente, ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros: 193. (B.B)