O desaparecimento de uma aeronave no dia 04 de agosto e a ação do Corpo de Bombeiros em buscas na região da reserva indígena Yanomami foi tema do programa Agenda da Semana nesse domingo (29).
Após buscas do Corpo de Bombeiros e da Fab, não foram encontrados vestígios e com isso as buscas que duraram mais de 10 dias, foram dadas como encerradas.
De acordo com o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Anderson de Carvalho, uma informação foi dada aos familiares por garimpeiros que faziam a mesma rota do local.
“A maioria das vezes que somos acionados são em relação a incêndios acidentais, porém recentemente também atuamos nas buscas do avião desaparecido na área de garimpo ilegal na região Yanomami. Foram cerca de dez dias de buscas, e retornamos ao local após recebermos uma informação que poderia se tratar da aeronave. Porém nenhum vestígio foi encontrado” disse.
Segundo ele, uma equipe de 5 militares do CBMRR retornou ao local nessa quarta (25/08) e sobrevoou, durante os dois dias, toda a área da nova coordenada sem localizar nenhum vestígio ou sinal das vítimas ou do avião. Um dos pilotos que afirmou ter verificado a presença da aeronave acompanhou a equipe do CBMRR durante as buscas.
“Na região havia muito reflexo de árvores que vistos de longe poderiam parecer peças do avião, porém nossa equipe foi até o local, os bombeiros desceram por rapel em uma área de mata densa e não encontraram vestígios” contou.
Ele disse que as informações partiram dos familiares, que souberam que alguns pilotos verificaram a existência de uma aeronave caída a apenas 3km do local onde foi emitido o último sinal GPS.
“Tivemos um tratamento especial com os familiares, por que sabemos que isso faz parte da nossa missão” finalizou.
Leia mais: Família oferece recompensa por informações de avião desaparecido