Sair de Roraima para viajar não é tão fácil, especialmente se você precisa comprar passagens de avião ou tem interesse em um destino internacional. Mas nem tudo é impossível! Se em 2023 você passou o ano todo sem viajar, algumas mudanças podem ser adotadas para garantir um passeio com a família em 2024 sem comprometer todo o orçamento.
Uma das recomendações principais para quem deseja realizar seu sonho de conhecer novos lugares é primeiro começar pelo planejamento, de acordo com seu gosto. Confira algumas dicas para planejar seu passeio de forma mais econômica e planejada.
1. Determine seu orçamento de viagem
É importante analisar desde o início o seu orçamento familiar e o quanto pode ser poupado por mês para garantir a viagem dos sonhos. Dependendo do valor, os destinos podem mudar. Por exemplo, caso você tenha muitos custos, a dica é procurar por lugares dentro do Brasil que sejam mais em conta ou até mesmo dentro do seu próprio estado. Se você tiver uma renda extra para gastar, já pode ampliar a sua meta para destinos internacionais. Economize no que puder, arranje uma renda extra, se puder, fique atento às promoções de passagens e busque momentos de baixa temporada.
2. Escolha o destino da viagem
Se você pretende viajar para um destino nacional, faça pesquisas sobre o local, como é o clima, a média de custo de alimentação e outras coisas. Para viagens internacionais é ainda mais importante: entenda como é a moeda da região e acesso até o local. Se você vai viajar com a família, leve em consideração a opinião de todos: se gostam de praia, de lugares mais frios ou se querem visitar outros parentes.
3. Tenha atenção com os documentos
Ninguém quer chegar na hora do embarque e perceber que seu passaporte está vencido. Por isso, é preciso ficar atento à toda documentação necessária para viajar. Alguns países exigem vistos internacionais, como é o caso dos Estados Unidos. Outros necessitam da apresentação do atestado de vacina contra covid, então, faça uma lista do que você necessita.
4. Planeje seus gastos
Caso você vá fazer uma viagem de carro até as cachoeiras de Uiramutã ou até o estado vizinho em Manaus, por exemplo, coloque na balança o custo da gasolina, do check-up do veículo, seguro viagem, os gastos com alimentação e hospedagem, por exemplo. Antecipe o que pode dar errado e separe um dinheiro a mais para uma emergência de saúde, por exemplo. Os custos também dependem da duração da viagem, então, calcule certo para impedir imprevistos.
5. Deu tudo certo? Então, aproveite!
Um dos objetivos das viagens é conhecer lugares novos e um pouco da história da região. Então, antes de viajar pesquise um pouco sobre os pontos turísticos. Se você é uma pessoa que gosta de atividades culturais, procure por museus, shows e exposições. Se curte esportes radicais, procure por pontos de trilha, de corridas e saltos de paraquedas. Já se você gosta de provar a culinária local, busque restaurantes famosos da região. Deixe as preocupações de lado e tente aproveitar ao máximo o momento.