Cotidiano

Cinco mil vagas para Educação de Jovens e Adultos estarão abertas

Estão sendo ofertadas 5 mil vagas para o segundo semestre do ano letivo 2021, sendo 3.850 vagas para as escolas da Capital e 1.150 para escolas do interior

Quem ainda não concluiu os estudos na Educação Básica, pode contar com a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na rede estadual, o período de matrículas para essa modalidade de ensino será de 25 a 27 de agosto.

Estão sendo ofertadas 5 mil vagas para o segundo semestre do ano letivo 2021, sendo 3.850 vagas para as escolas da Capital e 1.150 para escolas do interior. Para efetuar a matrícula, o interessado pode ir direto na secretaria da escola pretendida e apresentar a Transferência (se for o caso), Declaração, Certidão ou outro similar, e documentos pessoais como Registro Civil ou Cédula de Identidade, CPF, comprovante de residência atualizado e duas fotos 3×4.

Os interessados precisam ter idade mínima de 15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental (primeiro e segundo segmento) e 18 anos completos para o Ensino Médio (terceiro segmento). No momento da matrícula, menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

 A EJA é destinada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio, na idade própria e está prevista na Lei N° 9394/96 (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Ao concluir os estudos por meio da EJA a pessoa está apta a dar continuidade em sua vida acadêmica.

Na capital, 19 escolas oferecem a EJA. Destas, 11 oferecem apenas o Ensino Médio, quatro oferecem o Ensino Fundamental e outras quatros instituições oferecem as duas etapas.

Segundo Rosangela Viana, chefe da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), os estudantes que já estão cursando alguma das etapas da EJA nesse primeiro semestre terão a rematrícula automática.

“A Educação de Jovens e Adultos é importante para inserir no processo educacional aquele adulto que de alguma forma foi excluído. Buscamos acolhê-los e compreendê-los nesse retorno à sala de aula. Mesmo os que não tem documentação estão respaldados e podem efetuar a matrícula na escola” destacou.

Confira as escolas da rede estadual de ensino que ofertam a EJA na capital:

 

COM ENSINO FUNDAMENTAL (6° AO 9° ANO)

Colégio Estadual Militarizado Maria de Lourdes Neves

Escola Estadual Antônio Ferreira de Souza

Escola Estadual Lobo D’ Almada

Escola Estadual Raimunda Nonato de Freitas

 

COM ENSINO MÉDIO (1° AO 3° ANO)

Colégio Estadual Militarizado Jaceguai Reis Cunha

Colégio Estadual Militarizado Doutor Luiz Ribeiro de Lima

Colégio Estadual Militarizado Maria dos Prazeres Mota

Escola Estadual Carlo Casadio

Escola Estadual Monteiro Lobato

Escola Estadual Pastor Fernando Granjeiro

Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Maria das Dores Brasil

Escola Estadual Maria Sonia de Brito Oliva

Escola Estadual Antônio Carlos Natalino

Escola Estadual Camilo Dias

Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro

 

COM ENSINO FUNDAMENTAL (6° AO 9° ANO)

E ENSINO MÉDIO (1° AO 3° ANO)

Colégio Estadual Militarizado Conceição Costa e Silva

Escola Estadual Fagundes Varela

Escola Estadual Maria das Neves Resende

Escola Estadual Tancredo Neves