Clientes de banco poderão bloquear celular roubado em menos de 1 minuto

Serviço lançado pode ser acessado de qualquer dispositivo com internet para inutilização imediata dos aplicativos do banco e de cartões

Aplicativo Santander celular
O portal ainda permite bloquear cartões de débito e crédito, físico ou online, que o cliente tenha perdido a posse por qualquer razão (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A partir desta semana, clientes de um banco brasileiro ganharam um recurso adicional de proteção para os casos em que o celular é roubado, furtado ou simplesmente perdido. É um site que pode ser acessado, de forma segura, a partir de qualquer dispositivo com internet e que permite realizar o bloqueio imediato do acesso aos aplicativos do Banco Santander.

O portal ainda permite bloquear cartões de débito e crédito, físico ou online, que o cliente tenha perdido a posse por qualquer razão. Batizado de “Bloqueio Imediato”, o novo recurso de segurança do Santander pode ser utilizado por todos os clientes da base de pessoas físicas do banco e acessada na internet.

A solução foi desenvolvida pelo Santander no formato de site com o objetivo de ser o mais simples e acessível para qualquer pessoa. Além de permitir conexão por qualquer celular ou computador, o cliente faz o bloqueio do aplicativo do banco ou dos seus cartões sem que seja necessário pré-cadastros, de forma simples. Ao conseguir um dispositivo com acesso à internet, o Bloqueio Imediato solicita apenas dois dados: o CPF e a senha de acesso ao aplicativo do banco, informações que o cliente já tem memorizadas para o dia a dia.

Página do recurso Bloqueio Imediato, do Santander (Foto: Reprodução)

Ainda é prevista uma segunda etapa de reconhecimento da biometria facial, que dura poucos segundos. “A gente avaliou que ter um segundo fator de autenticação, prioritariamente por meio do reconhecimento da face, dá ao cliente uma segurança extra, uma vez que somente ele pode bloquear o seu próprio celular ou cartões”, explica Leandro Granja, executivo de Cyber Security e Antifraude do Santander.

“Após a autenticação, basta o cliente informar o que deseja bloquear e a operação é realizada instantaneamente, na mesma velocidade de um Pix”, completa o executivo. O modelo desenvolvido pelo banco ainda permite reverter a operação, desbloqueando o aparelho caso seja recuperado pelo cliente.