Para ambas as gerencias shoppings de Roraima, o movimento de clientes caiu após a reabertura do comércio. Com mudanças de horário, praças de alimentação fechadas e instruções com o uso da máscaras obrigatórias, foram registrados cautela entre clientes e vendedores. As gerências dos empreendimentos informaram que tem percebido que os clientes tem evitado permanecer muito tempo nas lojas.
A ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), constatou que para 91% dos lojistas o movimento de clientes nos empreendimentos caiu após em boa parte do país, a situação se repete em Roraima. A pesquisa mostra que 55% disseram que o fluxo é muito baixo e 36% afirmaram que é baixo.
Ambos os locais, utilizam de delivery através vitrines virtuais ou por drive thru. Os shoppings atendem a clientela no horário de 12h às 20 horas. Com lojas abertas ou em processo de reabertura, com exceção de parques infantis, academias e cinemas, que ainda não estão autorizados a reabrir.
De acordo com Marcos Sodré, gerente de marketing do Roraima Garden shopping, os clientes apresentaram um comportamento diferente na hora da compra. Ele explica que antes da pandemia, o shopping era lugar de passeio, onde as famílias iam para o local para compras, mas também como lazer.
“Agora, é diferente, os consumidores vem até a loja onde precisam comprar algo, já diretamente e em seguida vão embora. O público está vindo com muita responsabilidade, nós temos máscaras para distribuir caso alguém estivesse precisando, mas todos os clientes obedeceram à orientação do uso do item de segurança” explicou.
Ainda assim, o gerente relatou que houve queda nas vendas, o que para a administração do shopping era esperado.
“Mesmo convivendo com essa nova realidade, acreditamos que os números baixos em relação as vendas permanecerá por pouco tempo. Reforçamos os cuidados e pedimos cautela entre os clientes, que evitem transitar no shopping, e fiquem em casa caso tenham sintomas de covid-19” explicou.
A mesma cautela se repete no Pátio Roraima Shopping que adotou medidas para evitar a aglomeração de pessoas.
“Nosso fluxo de clientes está bastante positivo, impulsionado pela multicanalidade que oferecemos para atender as necessidades de todos. Podemos afirmar que a mudança de comportamento do nosso cliente é que hoje ele vem ao shopping center para fazer a sua compra ou realizar o serviço que precisa diretamente” informou.
Ambos os locais, utilizam de delivery através vitrines virtuais ou por drive thru (Foto: Nilzete Franco/Folhabv)