Cotidiano

Clima de Roraima favorece cultivo de café e agricultores investem

Foram disponibilizadas sementes de cultivares de Café Arábica, resultando na formação de cerca de 2000 mudas de 8 variedades.

Sabendo que Roraima oferece boas condições edafoclimáticas (Solo e Clima) para o cultivo de café, uma renda capaz de proporcionar melhoria na qualidade de vida dos agricultores do Estado, as lavouras de café vêm sendo desenvolvidas por meio de ações estratégicas da Embrapa. 

Foram disponibilizadas sementes de cultivares de Café Arábica, resultando na formação de cerca de 2000 mudas de 8 variedades. As mudas foram distribuídas para a CI e hoje as plantas estão produzindo seus primeiros frutos. 

A equipe de TT da Unidade realizou visitas técnicas às comunidades indígenas para acompanhar junto aos agricultores a implantação e manejo das lavouras e o acesso à insumos e estrutura.  

Os produtores são incentivados a realizar o incremento de matéria orgânica no solo, formando composto com os diversos resíduos orgânicos disponíveis, essa é a alternativa ao uso de insumos químicos e melhoria ambiental evitando a queima. 

Segundo o analista de TT da Embrapa Roraima, Lourenço Cruz, “Esperamos que em pouco tempo as variedades de cafés e as estruturas disponibilizadas, reflitam em mudas formadas e aumento de área plantada”, almejando Lourenço que no futuro a CI do Kauwê se torne referência no cultivo de café especial na Amazônia brasileira.

Estratégias para o desenvolvimento da cafeicultura em Roraima 

Foram direcionados recursos que viabilizaram o cultivo dos Robustas Amazônicos em outras duas comunidades indígenas, Campo Alegre (Boa Vista) e Mangueira (Alto Alegre), cada uma recebeu 240 mudas. Desde a década de 80 a CI Mangueira vem cultivando em sistema sombreado café Conilon, hoje cerca de 5.000 plantas dão origem a café comercializado no mercado local. 

Da mesma remessa de 16.000 estacas de Robustas Amazônicos articulada pela Embrapa Roraima e atendida pela Embrapa Rondônia em 2020, que deram origem as mudas destinadas às CIs, também formaram outras 11.000 que atenderam demanda de Associação de Agricultores Familiares no município do Bonfim. Em experiências anteriores a 2020, o Robusta Amazônico está presente em outros dois estabelecimentos onde se observa seu desenvolvimento, um em Rorainópolis e outro em Boa Vista.