Mais de 200 animais de estimação, entre cães e gatos, foram castrados desde o início do Programa Municipal União Pelos Animais. A iniciativa é da Prefeitura de Boa Vista, executada pelo Centro de Zoonoses juntamente a uma clínica veterinária da capital. O serviço é oferecido desde agosto do ano passado.
Os animais são atendidos conforme ordem de cadastros realizados. Para atender uma demanda maior, médico veterinário da Zoonoses, Ailton Fernandes Teodoro, ressalta a importância de mais clínicas aderirem ao programa. Os empresários interessados podem se cadastrar a qualquer tempo.
“Tendo em vista que somente uma clínica em Boa Vista se cadastrou no programa, a Prefeitura de Boa Vista ainda busca parcerias com clínicas particulares para atender a um maior número de animais”, explicou.
Quem desejar se cadastrar como clínica veterinária no Programa Municipal União Pelos Animais pode fazer o credenciamento na Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, das 8h às 14h, na rua Coronel Mota, 418, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no edital de credenciamento 001/2019, que está no site da Prefeitura de Boa Vista.
O programa é voltado para a saúde pública e controle populacional de cães e gatos. Podem ser beneficiados pelo programa famílias de baixa renda que recebam até dois salários-mínimos e ONG’s que atuem em resgate de animais.
O programa também oferece a microchipagem, que é usada para identificar o animal. O chip é implantando abaixo da pele, ele contém informações que poderão ser lidas com um leitor específico e caso um animal fuja ou se perca, sendo encontrado, pode ser levado de volta para casa com mais rapidez.
As pessoas interessadas para receber o benefício do programa devem se dirigir a Zoonoses nas segundas e terças, em horário comercial, preencher o cadastro com dados do animal, levar documentos pessoais do dono do animal, tais como RG ou qualquer outro documento com identificação, CPF, comprovante de renda, de residência e cartão do SUS.
Após o cadastro, o tutor do animal receberá uma palestra sobre posse responsável e somente depois é encaminhado para a clínica credenciada responsável pela cirurgia.
Castração: A castração previne doenças comuns da velhice, como tumores, reduz a agressividade, diminui o instinto do animal de fazer xixi em todos os cantos e, consequentemente, aumenta a expectativa de vida deles. O pós-operatório é simples e de responsabilidade do tutor do animal.