Na manhã desta terça-feira, 27, uma clínica odontológica, localizada no Centro, foi interditada após diligência de fiscalização em conjunto entre Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Vigilância Sanitária.
Foram encontradas diversas irregularidades como a utilização de produtos vencidos, atendimento sem o alvará sanitário – necessário para funcionamento -, profissionais sem registro no CRO e sem comprovação de habilitação técnica, além de possível atuação ilegal da odontologia.
A clínica sofreu interdição pela Vigilância Sanitária Municipal até que todas as irregularidades sejam sanadas e os profissionais encontrados em atuação ilegal ou irregular foram conduzidos à Delegacia de Polícia para a responsabilização penal.
A cirurgiã-dentista, também presidente do CRO/RR, Ananda Praxedes, alerta para o perigo em procurar clínicas não habilitadas. “Fica o alerta à população para que sempre se informe e procure locais com profissionais responsáveis e habilitados tecnicamente para realização de tratamentos odontológicos”, disse.
Ananda orientou que qualquer pessoa pode procurar o Conselho caso tenha dúvidas oriundas de atuação da clínica ou profissionais e, se for o caso, entrar com denúncia anônima para saber se o profissional que ela buscou possuir habilitação técnica ou conhecimento científico para aplicar qualquer procedimento odontológico.
“Vale lembrar que qualquer tratamento precisa ser realizado por profissionais da odontologia habilitados e inscritos no Conselho de Odontologia, garantindo assim que todos os protocolos de biossegurança sejam respeitados, evitando-se colocar a saúde da população em risco”, ressaltou.
Denúncias – O serviço de fiscalização do CRO/RR ocorre de forma contínua. Para registrar denúncia, basta ligar 3623- 0281 ou ir à sede no endereço Rua Souza Júnior, 39 – São Francisco, das 8h às 14h, segunda a sexta.