Cotidiano

Clube de Mães é abandonado e vira ponto de uso de drogas

Local costumava disponibilizar cursos de bordado e artesanatos para a população em geral

Moradores próximos ao Clube de Mães, localizado no bairro Raiar do Sol denunciaram que a localidade está abandonada desde o ano passado, sem a realização de atividades para a comunidade. O local costumava disponibilizar cursos de bordado e artesanatos, entre outros, para a população em geral.

A população reclama ainda que o local passou a ser utilizado como ponto de venda e consumo de drogas. A reportagem da FolhaBV esteve no local nesta sexta-feira, 25 e constatou que o espaço está fechado e com sinais de abandono. Falta a higienização do local, com mato alto e esgoto aparente.

“Aqui tá parado, cheio de mato desde antes da pandemia; Antes existia um Clube de Mães, com bordado, costura, artesanato. Agora está servindo para usuário de drogas e fazerem coisa errada aqui atrás. Eu sugiro que o local seja utilizado para melhoria do nosso bairro. Se possível, com a vinda de serviços de saúde e construção de uma UPA”, disse Perpétua Alves, uma das moradoras da região.

Outra moradora do bairro, Maria de França explica que inicialmente o projeto funcionava de forma correta. “Isso aqui era bonito, era bem cuidado. Tinha cursos. As minhas filhas todas participavam, as filhas do vizinho. E hoje não tem mais nada. Agora ‘tá tudo fechado as atividades”, afirma.

CLUBE DE MÃES – A coordenação e execução dos projetos que fazem parte do Clube de Mães competem a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) desde novembro de 2016, com a sanção de lei estadual pela então governadora Suely Campos.

O Clube de Mães foi um projeto criado pela própria governadora na época em que foi secretária do Trabalho e Bem-Estar Social na gestão do ex-governador Neudo Campos. O objetivo era oferecer cursos de artesanato para mulheres em situação de vulnerabilidade e gerando renda. Cada prédio deveria ter cozinhas para cursos de culinária e espaços para as crianças, enquanto as mães assistem as aulas.

GOVERNO – Sobre a situação do Clube de Mães no Raiar do Sol, a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração informou que está estudando o destino a ser dado ao imóvel, podendo, inclusive, ser levado a leilão.

“Serão providenciados o isolamento e a limpeza do local para evitar acesso de pessoas não autorizadas”, completou a nota.


Local fica próximo a vazamento de esgoto (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

VEJA VÍDEO DO LOCAL: