Cotidiano

Cobrança volta a ser feita de acordo com final de placa

Determinação feita pelo Detran foi movida como tentativa de diminuir dívidas de consumidores; em janeiro, motoristas já devem fazer pagamentos

Uma portaria conjunta do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran) e Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) foi publicada ontem, 28, informando o calendário de vencimentos do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e licenciamentos de veículos para o ano de 2019. Ao contrário da tabela aplicada neste ano, a cobrança não será mais feita nos primeiros meses e o pagamento volta ser feito de acordo com o número final da placa do veículo.

De acordo com o diretor-presidente do Detran, Igo Brasil, a portaria define que os primeiros a pagar devem ser os proprietários de veículos com placa final 1, o que deve ocorrer já em janeiro de 2019. Durante todo o ano, haverá a cobrança dos demais, com placas de 2 a 9, encerrando o ano com as que terminam em zero.

“Acreditamos que isso vai diminuir a inadimplência e melhorar o planejamento dos proprietários de veículos em relação ao pagamento. Basta entrar no site para fazer a consulta e já emitir o boleto”, explicou. O presidente destacou que o valor do IPVA será cobrado de acordo com o ano de cada veículo.

Confira abaixo a nova tabela para pagamento do IPVA em 2019: