
O restaurante Caxiri, em Manaus, foi o cenário de um jantar especial para celebrar a nova rota internacional entre Manaus e Bogotá, da Gol Linhas Aéreas. O evento, idealizado pela companhia aérea em parceria com a VINCI Airports, reuniu executivos, representantes governamentais e profissionais do setor turístico. A proposta do jantar foi explorar os sabores que conectam o Amazonas, no Brasil, à Colômbia, destacando ingredientes comuns aos dois territórios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sob a liderança da chef Débora Shornik, o menu do jantar celebrou os ingredientes da Amazônia e da Colômbia, como milho, banana, coco e feijões. Dos pratos servidos, esteve a entrada de caldinho de piranha com cogumelo Yanomami, uma referência à cultura e culinária indígena da região amazônica.
O prato principal trouxe tambaqui assado com musseline de banana pacovan, farofa de coco tostado e vinagrete de feijões, ressaltando o rico patrimônio gastronômico local. A chef Débora explicou: “Pensei em territórios e essências. Busquei as profundezas, o que temos em comum com o país vizinho.”
A inclusão do cogumelo yanomami foi um tributo aos saberes tradicionais da região e às populações indígenas, refletindo o compromisso do evento com a valorização dos ingredientes autênticos da Amazônia.
“A cultura da alimentação não é só receita – é sobre jeito de comer”, destacou Débora, reforçando que a cozinha vai além das receitas, sendo uma expressão de cultura e de formas de se alimentar. O uso de produtos locais no menu, como o cogumelo yanomami, contribui para preservar e promover a diversidade culinária da região.
A Gol vê a nova rota Manaus-Bogotá como uma oportunidade para fortalecer o turismo e os negócios entre o Brasil e a Colômbia.
“Conectar os clientes brasileiros a uma das mais importantes economias da América do Sul, na Colômbia, permitindo ainda que se destinem a diferentes localidades nas Américas a partir do hub de Bogotá, representa um ganho representativo para o turismo, o comércio e os negócios”, ressaltou o vice-presidente comercial da Gol, Mateus Pongeluppi.
Desde 2 de abril, às quartas e aos domingos, o voo G3 8248 sai de Bogotá às 13h25 e aterrissa em Manaus às 17h30. Às 19h45, o G3 8249 parte da capital amazonense, pousando no aeroporto El Dorado, em Bogotá, às 21h35. O voo tem duas horas e 50 minutos de duração.
O jantar e a nova rota refletem o crescente interesse pela Amazônia, tanto em termos de turismo quanto de negócios. “Acreditamos imensamente na potência da América Latina”, disse Débora, expressando a confiança na capacidade de integração regional proporcionada pela nova rota aérea.