Cotidiano

Com 26 novos poços, fornecimento de água em Boa Vista é ampliado em 50% 

Somando ao centro de captação de água do rio Branco, são produzidos atualmente 1.708 litros por segundos

Em três anos, 26 poços artesianos foram ativados em Boa Vista, aumentando em 50,75% a captação de água feita por poços artesianos e chegando a mais de 99% em cobertura de água potável. A informação foi repassada pela Caer (Companhia de Água e Esgotos de Roraima).

Ainda de acordo com a Caer, na Capital, 20 novos poços artesianos foram perfurados e mais seis poços que estavam parados em gestões anteriores, foram reativados. Somando ao centro de captação de água do rio Branco, a Caer produz atualmente 1.708 litros por segundos.

“Ainda na intervenção em 2018, um levantamento dos principais déficits da Companhia foi realizado, e entre eles estava as inúmeras reclamações de falta de água, principalmente em bairros mais afastados, que tiveram crescimento populacional desordenado por conta da crise migratória, como o caso do bairro Cidade Satélite, em foco o residencial Vila Jardim, Conjunto Pérola, bairro São Bento e o 13 de Setembro, localidades com maior concentração de imigrantes”, explicou o presidente da Caer, James Serrador, ao adiantar que em três anos foram contratados 90 poços artesianos para perfuração.

Em 2019, um poço no bairro São Bento e dois no Cidade Satélite foram colocados em operação. Com os três poços em funcionamento e a  conclusão do CRD (Centro de Reservação e Distribuição) do Cidade Satélite, mais de 14 mil pessoas foram beneficiadas.


No ano passado, sete poços entraram em funcionamento( Foto: Divulgação)

Em 2020, mais seis poços foram perfurados nos bairros, Operário, Jardim Tropical, 13 de Setembro, Cinturão Verde, Ayrton Rocha (Conjunto Pérola) e Cidade Satélite. 

No ano passado, sete poços entraram em funcionamento, sendo três no Cidade Satélite, dois no bairro Ayrton Rocha (Conjunto Pérola), um no São Bento e outro no Centenário. A recuperação dos CRD’s Caranã e Pintolândia, que há anos não passavam por melhorias foi concluída, beneficiando mais de 15 bairros da Capital.

Para aumentar a pressão da rede, e solucionar problemas em bairros mais centralizado, em 2022, mais quatro poços foram perfurados, sendo dois no Santa Tereza, um no Caimbé e um no Buritis. 

“Todo esse esforço faz parte de um planejamento detalhado e uma gestão comprometida com o bem estar das pessoas. A implantação do programa estadual Água Para Todos foi essencial, por meio dele, mais pessoas estão tendo acesso a água potável e com pressão adequada para chegar as suas casas”, pontou  James.

Ainda segundo a Caer, nesses três anos, 1.135.979 metros de extensão de rede foram implantados na capital, e no último ano, foi construído mais 11.900 metros de rede de água nos bairros São Bento, Pedra Pintada e Comunidade Nova vida, permitindo a regularização mais de 1.000 mil ligações de água.

Mais sete obras estão programadas para serem entregues ainda no primeiro semestre de 2022. 

O sistema de abastecimento de água do Jardim das Copaíbas, está em andamento e deve  ser concluído no início de junho. A obra inclui 3.700,00 metros de extensão de rede, regularização de 120 ligações e 01 poço tubular profundo.

Os processos de licitação para implantação dos sistemas de água da Cooperativa dos Carvoeiros,  João de Barro, Pedra Pintada e Senador Hélio Campos, já estão em fase final, e assim que concluídos, vai permitir a regularização de 10 mil ligações domiciliares.  

As obras de recuperação do CRD São Vicente está 75% concluída e em 30 dias deve ser entregue a população, beneficiando os moradores dos bairros São Vicente, Pricumã, Calungá, 13 de Setembro, Liberdade e Mecejana.